Lipoescultura

Lipoescultura: como é o pós-operatório

A lipoescultura é um procedimento estético invasivo que pode ser realizado tanto em homens quanto em mulheres. Seu objetivo é modelar o contorno corporal, deixando-o mais harmônico, de acordo com as expectativas do paciente.

Esse procedimento é a união de duas cirurgias plásticas: a lipoaspiração e a lipoenxertia. Ele funciona aspirando a gordura localizada em excesso de alguma região do corpo e enxertando em outro local com menos volume. 

A técnica pode ser utilizada em diversas partes do corpo que acumulam tecido adiposo, como papada, abdomen, quadris e glúteos, e a gordura retirada pode ser realocada em áreas como pernas, glúteos, sulcos do rosto e panturrilhas.

De forma geral, esse é um procedimento simples e muito procurado nos consultórios de cirurgia plástica. Porém, devido à agressividade da técnica, é importante que o paciente entenda como a cirurgia funciona e siga corretamente as recomendações pós-operatórias para chegar a um resultado satisfatório.

Como é feita a cirurgia 

Em média, a duração de uma lipoescultura oscila entre 1 e 2 horas. Isso vai depender da quantidade de gordura aspirada e realocada, que pode variar entre 2 a 4 litros.O cirurgião plástico é quem define o volume correto a ser retirado, levando em consideração o tipo de corpo do paciente e sua saúde geral.

Assim como a quantidade de gordura retirada, a anestesia também será definida pelo médico. Cada região tem indicações próprias, abdomen e coxas têm indicação para anestesia peridural, já os braços utiliza-se apenas sedação. Essa questão poderá mudar se o médico achar necessário.

Após marcar a região corretamente, o cirurgião introduz tubos muito finos, chamados de cânulas, para aspirar a gordura, que será separada do sangue por uma centrífuga e reinserida em um novo local. A aplicação da gordura é feita por meio de uma seringa.

O que esperar do pós-operatório da lipoescultura

A lipoescultura precisa ser realizada em local adequado e liberado pela ANVISA para cirurgias desse porte. A alta da internação, normalmente, é dada ao paciente no mesmo dia. Os pontos são removidos por volta de uma semana.

É bem comum a pessoa sentir dores fortes e perceber a presença de hematomas a área da cirurgia, assim como bastante inchaço.

Embora não haja risco dessa gordura ser rejeitada pelo corpo, é durante as 48 horas após o procedimento que os principais cuidados devem ser tomados. O paciente precisará utilizar uma cinta elástica que comprime o local operado. Além disso, é necessário ficar deitado, sem fazer qualquer esforço, a não ser movimentar as pernas constantemente para impedir o surgimento de coágulos.

Nos primeiros 15 dias o recomendado é não haver esforço na região do corpo enxertado para que a modelagem não seja prejudicada. Medicamentos devem ser receitados apenas pelo médico.

O efeito da lipoescultura já consegue ser percebido logo após a cirurgia. Porém, como toda a área ainda apresentará algum inchaço e dor, o resultado final só será visualizado dentro de 30 dias após o procedimento. Toda dúvida em relação ao pós-operatório deverá ser discutida com o seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira