seios caídos

Como acabar com os seios caídos?

Seios caídos é um problema estético que incomoda mulheres em diversas faixas etárias. É isso mesmo! A ptose mamária, termo utilizado no meio médico para designar a condição, pode ocorrer tanto em decorrência da idade, nas mulheres mais velhas, quanto em adolescentes.

As mamas costumam ser consideradas elementos fortes da feminilidade. Por esse motivo, exerce papel importante na imagem que a mulher tem do seu próprio corpo, sendo uma parte bastante valorizada por elas. Dessa forma, quando os seios apresentam flacidez exagerada, podem se tornar um prejuízo para autoestima da pessoa.

A boa notícia é que existem formas de acabar com o problema e, até mesmo preveni-lo. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura.

 Seios caídos? Entenda as causas

Cada mulher pode manifestar um motivo diferente para a ptose mamária. Entre os principais, podemos citar:

Diminuição da produção de colágeno – As fibras de colágeno são responsáveis por manter a firmeza da pele. Com a diminuição dessa substância no organismo, as estruturas se tornam mais flácidas, favorecendo o aparecimento do problema.

Ganho ou perda excessiva de peso – O aumento da gordura corporal aumenta o volume do seio, causando o afrouxamento de suas estruturas. Já a perda de peso excessiva provoca excesso de pele que, sem o volume, torna-se murcha. 

Gravidez – É comum que o ganho de volume dos seios durante a gravidez favoreça a redução da firmeza de suas estruturas. Durante a amamentação, é comum haver a perda da gordura adquirida na gravidez, assim os seios ficam com um aspecto caído.

Hereditariedade – O histórico familiar também tem grande influência sobre o surgimento da ptose.

Como resolver o problema?

A indústria de produtos cosméticos já disponibiliza uma infinidade de cremes firmadores prometendo eliminar a flacidez da pele dos seios. Contudo, esse é um método mais eficaz na prevenção do que no tratamento em si. Uma vez que as estruturas que mantém as mamas no lugar já sofreram alterações, apenas a ação dos cremes não será suficiente para voltá-las ao lugar.

Procedimentos estéticos, como a radiofrequência e exercícios físicos para fortalecer a musculatura podem ter algum resultado no tratamento. No entanto, quando o caso é mais grave, a cirurgia plástica é indicada.

Essa cirurgia recebe o nome de mastopexia. Ela consiste em retirar o excesso de pele e remodelar o tecido mamário, os mamilos e as aréolas, de modo a devolver o aspecto de rigidez e firmeza do seio.

A mastopexia pode ser associada à colocação de implantes de silicone, modelando ainda mais as mamas, dando a forma e o volume de acordo com a expectativa da paciente.

É possível evitar os seios caídos?

Como citado anteriormente, os cremes de tratamento são boas alternativas para fortalecer a pele do local e conseguir resultados de longo prazo.

Além deles, os exercícios também servem para prevenir a ptose futura, uma vez que os músculos trabalhados se tornam mais rígidos. 

Outra opção para prevenir os seios caídos é utilizar o sutiã adequado para o tipo do corpo e tamanho dos seios. Essas peças tem um grande poder de sustentação e evitam a ação da gravidade durante as atividades do dia a dia, postergando o aparecimento do problema.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira