Abdominoplastia

Abdominoplastia: 4 cuidados pré-operatórios

Abdominoplastia é uma das opções para modelar o abdômen, deixando-o mais reto e bonito. Esta cirurgia estética consiste na retirada do tecido flácido que se acumula na região da barriga. Também é possível fazer a junção dos músculos do abdômen, caso estejam frouxos, para que pareçam mais firmes.

É importante salientar que o objetivo deste procedimento não é a perda de peso e, sim, reduzir a flacidez ocasionada por múltiplas gestações ou ganho e perda excessiva de gordura corporal.

A decisão de realizar um procedimento desses tem que ser tomada com bastante consciência. Mesmo que seja para fins estéticos, a cirurgia é invasiva e precisa ser orientada por um profissional habilitado.

E isso não é o bastante. Quem se submete à técnica, sabe que o resultado desse tipo de procedimento depende de diversos fatores, sobretudo no que diz respeito aos cuidados pré-operatórios. 

Por isso, separei aqui algumas formas de se preparar para a abdominoplastia. Confira!

Cuidados pré-operatórios da abdominoplastia

Se preparar corretamente para a cirurgia colabora para o baixo risco de complicações e contribui para que os resultados cheguem o mais próximo possível do planejado. Ainda, ajuda a preparar o corpo para se recuperar mais rapidamente. Entenda os cuidados.

1# Escolha um profissional de confiança

Da mesma forma que qualquer outro procedimento cirúrgico, a abdominoplastia demanda um profissional especializado. No caso das cirurgias plásticas, a recomendação da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica é que o cirurgião seja um membro associado. Isso garante que ele conheça os padrões exigidos para manter a segurança do procedimento e do paciente. 

2# Tire suas dúvidas

Converse com o seu médico antes de se submeter à cirurgia e tire todas as suas dúvidas. Geralmente, o próprio cirurgião já orienta o paciente quanto aos cuidados pré e pós-operatórios. Porém, nem sempre isso soluciona todas as inseguranças do paciente. Só agende sua abdominoplastia quando não tiver mais hesitações.

3# Se atente à dieta

A alimentação é muito importante para preparar o corpo e essencial para atingir bons resultados. Priorize frutas e vegetais e deixe a gordura e o açúcar excessivo de lado. O foco é proporcionar ao corpo os nutrientes necessários para auxiliar o trabalho do sistema imunológico.

Algumas pessoas podem precisar de suplementação de vitaminas. Após os exames pré-operatórios, o médico vai prescrever o que for indispensável.

4# Mexa-se  

Preparar uma rotina de exercícios físicos antes da abdominoplastia auxilia na conquista do melhor resultado. Atividades físicas tonificam os músculos. Como eles ficam abaixo da camada de gordura que é retirada na abdominoplastia, se tiverem fortalecidos, o resultado é melhor.

Além disso, os benefícios dos exercícios para o corpo estimulam uma resposta imunológica mais satisfatória. 

Mas, lembre-se. É necessário consultar um profissional antes de iniciar a sua rotina.

Resultados da abdominoplastia

O resultado definitivo de uma abdominoplastia é percebido em média após três meses de cirurgia. Devido à intensidade do procedimento, a sensibilidade da região pode demorar entre 6 e 12 meses para se restabelecer completamente. Por isso, é importante seguir todas as recomendações do seu médico e qualquer alteração não esperada deve ser avaliada imediatamente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira