Hoje em dia tem se ouvido muito falar sobre o ácido hialurônico. Com sua eficiência comprovada no tratamento de rugas e linhas de expressão, virou um queridinho de muitos. Mas afinal, do que se trata essa substância?
O ácido hialurônico, na verdade, é um componente natural do corpo humano. É uma pequena molécula de açúcar que tem a capacidade de atrair a água, servindo então como um verdadeiro lubrificante para várias partes do corpo, principalmente nas articulações. Além desses locais, a estrutura da pele é a que mais concentra o ácido, sendo que de toda a quantidade que existe no corpo, 56% atua na pele, servindo como preenchimento natural das células e garantindo o aspecto de pele lisinha e livre de linhas de expressão.
Mas se é uma substância natural, porque muitas pessoas o têm utilizado em procedimentos estéticos?
A verdade é que com o passar do tempo e a chegada da idade, a quantidade de ácido hialurônico diminui no organismo, o que colabora para o aparecimento de rugas e para o ressecamento da pele, que acaba perdendo o seu viço.
Para que o ácido hialurônico é indicado
Agora que você já sabe do que se trata essa substância, veja em quais situações seu uso é indicado.
O ácido hialurônico é muito indicado para pessoas que querem combater as linhas de expressão e as rugas, uma vez que o componente é capaz de hidratar e devolver o viço. Além dos cosméticos que contém essa substância, a forma mais eficaz de se ter melhores resultados é através das aplicações, ou seja, das injeções de ácido hialurônico nas partes em que se deseja mudar.
Nestes casos, ele pode ser usado para preencher e aumentar os lábios, amenizar as rugas do rosto, repor alguns volumes da face, como as maçãs do rosto, preencher as rugas da mão e outras partes do corpo. Além disso, o ácido também pode ser utilizado para preencher algumas partes do rosto, como por exemplo, o contorno da mandíbula.
Aplicação de ácido hialurônico: como funciona?
Em primeiro lugar, é essencial consultar um cirurgião plástico de confiança para saber se você está apto para receber as injeções da substância. Ele irá avaliar o seu caso, as suas condições de saúde e dizer se você pode fazer os preenchimentos ou não. Se tudo der certo, é só marcar o dia da aplicação.
Na maioria das vezes, basta apenas uma aplicação para se ter os resultados desejados. No entanto, se você ainda sentir a necessidade e se o seu médico concordar, você pode fazer um retoque para deixar como gostaria.
Sobre os resultados, eles já aparecem logo depois da sessão, mas depois de uma semana, eles ficam ainda mais visíveis. O tempo de efeito do ácido hialurônico é de aproximadamente um ano, pois depois disso, a substância acaba sendo absorvida pelo organismo. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo.