A cirurgia plástica na barriga, rosto ou mamas pode ser um meio eficaz para melhorar autoestima e bem-estar emocional de uma pessoa.

Cirurgia plástica é passaporte para autoestima

Seja por um apelo da mídia, da sociedade ou por um ânsia pessoal genuína, muitas pessoas recorrem à cirurgia plástica para modificar algum aspecto físico, que pode trazer baixa autoestima ou até mesmo questões psicológicas mais graves, como a depressão.

A cirurgia plástica na barriga, rosto ou mamas pode sim ser um meio eficaz para melhorar diversos aspectos da vida de quem não está satisfeito com o próprio corpo. Vamos conhecer mais detalhes.

Cirurgia plástica pode corrigir imperfeições

A cirurgia plástica no rosto, mamas ou abdômen é uma maneira de corrigir diversas imperfeições de um corpo. Muitos desses procedimentos têm, exclusivamente, aspectos estéticos, já outros podem estar ligados às questões funcionais.

Porém, mesmo nos casos de cirurgias para correção de aspectos funcionais pode haver uma certa dose de problemas psicológicos envolvidos, motivados pelos contornos do corpo. 

Vamos citar o exemplo de uma mulher que decide fazer uma cirurgia plástica de mama para diminuir os seios por sofrer com dores nas costas provocadas pelo excesso de peso dos seios. Apesar do problema funcional, ela pode também sentir vergonha de vestir certas roupas e até mesmo chegar a um ponto de evitar o convívio social.

Outro exemplo muito comum na adolescência é quando as imperfeições podem provocar diversos problemas no que se refere à autoestima dos jovens. Portanto, uma cirurgia plástica de nariz ou em orelhas de abano vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para esses adolescentes.

Causas que motivam uma cirurgia plástica

Os pacientes têm inúmeros motivos para se submeter a uma cirurgia plástica, como alguns já citados, que podem envolver correções de problemas estéticos ou até de saúde. 

Vamos apresentar algumas razões que podem motivar as pessoas a passarem por uma cirurgia:

Correção dos contornos dos seios

A mamoplastia envolve diversos procedimentos para corrigir o formato dos seios. Além de ser indicada para mulheres que querem fazer o procedimento por razões estéticas, também é indicada no caso de uma mastectomia (retirada das mamas) devido a um tratamento de câncer.

Um dos procedimentos possíveis é a mamoplastia redutora, que tem a finalidade de reduzir o volume mamário. Já a mamoplastia de aumento tem o efeito contrário, vai aumentar o volume dos seios, com implante de próteses de silicone.

Além disso, a mastopexia ou lifting de mamas vai proporcionar o levantamento dos seios caídos, conferindo novo formato ou restaurando os contornos.

Checkl list prótese de silicone

Correção das rugas e linhas finas

Pessoas que sofrem com o processo natural do envelhecimento do rosto ou até mesmo devido à flacidez provocada pelo excesso de exposição ao sol podem se submeter a uma cirurgia facial.

Além da pele do rosto, a pessoa pode fazer uma cirurgia plástica de pálpebras para corrigir as rugas, linhas finas e retomar a rigidez da pele na área.

Cirurgia plástica abdominoplastia

Muitas vezes, mesmo que a pessoa faça dietas ou exercícios físicos, ela não consegue atingir o abdômen sonhado. Nestes casos, a abdominoplastia vai promover a retirada de peles em excesso e gorduras da barriga. Normalmente, essa cirurgia é motivada por razões estéticas, mas também pode ser realizada para retirada de uma hérnia ventral ou ainda para correção de um afastamento da musculatura abdominal, conhecido como diástase.

Lipoaspiração e lipoescultura

Já a lipoaspiração vai realizar a retirada das gorduras indesejadas, enquanto a lipoescultura retira as adiposidades mal localizadas, transferindo-as para outros locais com mais necessidade de volume, como nádegas ou mamas.

Retirada de excesso de pele

Quando uma pessoa passa por um grande emagrecimento, que pode ter sido provocado, por exemplo, por uma cirurgia bariátrica ou até mesmo depois de uma gravidez na qual houve grande ganho de peso, a dermolipectomia é indicada para fazer essa correção do excesso de pele.

Rinoplastia

Além de corrigir o formato de um nariz, seja pela sua forma ou tamanho, a rinoplastia também vai promover a correção do desvio de septo, para melhorar a qualidade respiratória do paciente.

Benefícios da cirurgia plástica

Quando uma pessoa passa por uma cirurgia plástica motivada pelos casos citados acima e até outros, é inegável o impacto positivo em sua vida, justamente pela eliminação dos problemas que já causaram tantos desconfortos.

Por isso, vamos conhecer duas vantagens que são inquestionáveis quando alguém faz uma cirurgia plástica para corrigir certas imperfeições:

Melhorar a autoconfiança

O principal argumento para quem quer passar por uma cirurgia plástica para corrigir aspectos que não fazem bem em sua própria aparência é a melhoria da autoconfiança.

Cirurgiões do mundo inteiro podem atestar que esse efeito é real quando alguém passa por uma cirurgia plástica que corrige um problema físico.

Ajudar no bem-estar físico

Muitas pesquisas já revelaram que depois que passam por uma cirurgia plástica, muitas pessoas retomam o bem-estar físico e a qualidade de vida.

Razões para fazer uma cirurgia plástica

Há diversos motivos que podem inspirar alguém a passar por uma cirurgia plástica neste momento.

Ganhar mais benefícios para a saúde

Um procedimento de cirurgia plástica pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, como melhorar dores musculares, eliminar possibilidade de hérnia de disco, eliminação de erupções cutâneas (retiradas de pele ou mamoplastia redutora) ou promover melhor qualidade respiratória (rinoplastia).

Já foi comprovado, inclusive, que até  mesmo o botox pode também reduzir suores excessivos ou enxaquecas crônicas em alguns casos.

Avanços das técnicas

A evolução da medicina tem tornado as cirurgias plásticas mais seguras e confiáveis, com novas técnicas e ferramentas, como o laser, por exemplo. 

Cirurgia plástica está mais acessível

No passado, essa intervenção cirúrgica era um procedimento apenas para quem tinha muito dinheiro. Atualmente, os valores de cirurgia plástica estão mais acessíveis.

Além disso, atualmente também há como fazer financiamento para cirurgia plástica, pagamentos com cartões de crédito e empréstimos pessoais.

Cirurgia plástica deve resultar de decisão bem pensada

Ainda que as técnicas cirúrgicas tenham avançado muito, e pouco se ouça falar em cirurgias plásticas que deram errado quando realizadas por profissionais experientes, a decisão de se submeter ao procedimento cirúrgico deve ser bem ponderada.

Nenhum cirurgião plástico orienta que a pessoa passe por um procedimento por um mero detalhe, porque qualquer cirurgia envolve riscos (como infecções, hematomas, cicatrizes, etc), e o paciente deve saber exatamente sobre os detalhes de cada procedimento que tenha intenção de se submeter.

Se quiser realmente fazer uma cirurgia plástica, siga esses conselhos:

  • Seja realista em seus objetivos;
  • Não tente realizar uma cirurgia plástica para agradar outra pessoa;
  • Não queira parecer uma celebridade da moda.

Para realizar esse procedimento, em primeiro lugar, o paciente deve agradar a si mesmo, se olhar nos espelhos todos os dias e ficar feliz com o que vai ver.

O certo é que antes e depois da cirurgia plástica, os pacientes vão passar por um divisor de águas no que se refere à qualidade de vida e bem-estar. Mas lembre-se, busque um profissional experiente e associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Saiba mais sobre mamoplastia de aumento neste vídeo: