Talvez você já tenha ouvido que julho é o melhor mês para se fazer uma cirurgia plástica. Será mesmo que existe um momento do ano mais oportuno para se submeter a procedimentos cirúrgicos do que outros? A época do ano escolhida pode interferir nos resultados? Fazer uma plástica durante o inverno favorece a recuperação? Leia o artigo e tire suas próprias conclusões.
É realmente melhor operar no inverno?
Se comparado ao verão, o inverno de fato oferece mais vantagens no pós-operatório. Por ser uma época de temperatura mais fria, o inchaço e retenção de líquido costuma ser menor do que em períodos mais quentes.
Nas cirurgias com maiores chances de edemas, como abdominoplastia, lipoaspiração e plástica facial, operar nesta estação pode ser uma boa estratégia para o paciente ficar menos inchado depois da operação.
Além disso, em boa parte das cirurgias plásticas, recomenda-se o uso de cintas e faixas compressivas, cujo uso se torna mais tolerável e confortável em dias de temperatura amena.
Posso fazer uma cirurgia plástica em qualquer época do ano?
Sim! Não é à toa que cirurgias plásticas são realizadas o ano inteiro. O que difere de uma época para outra são os cuidados a serem tomados, de acordo com cada período. No verão, por exemplo, deve-se redobrar a atenção em relação à hidratação e realização de drenagem linfática para reduzir os edemas.
Em relação à exposição solar, independentemente da estação, é preciso tomar cuidado. Não importa se você fez uma abdominoplastia, um implante de silicone ou uma cirurgia na face. O fato é que tomar sol precocemente e sem proteção pode retardar o processo cicatricial e, até mesmo, tornar a cicatriz escura. É necessário esperar pelo menos um mês para tomar sol, mas, caso precise se expor aos raios solares antes disso, é recomendável usar protetor solar.
Outro fator importante é escolher um bom cirurgião plástico. A experiência, qualificação, competência e profissionalismo do médico aumentam as chances de sucesso da cirurgia em qualquer época.
Quais fatores devo considerar para a definição da data?
Leve em conta os aspectos que foram mencionados sobre o clima e o conforto térmico, além dos impactos do calor sobre a retenção hídrica e formação de edemas, mas não se limite a isso. Considere também a questão logística e opte por um período mais tranquilo para você, como por exemplo, as férias.
Lembre-se que toda cirurgia requer repouso, portanto, não é ideal operar em um período de plena atividade profissional ou acadêmica. Se programe também para contar com a ajuda de alguém em casa para te auxiliar nas tarefas cotidianas e no processo de recuperação.
Converse com o médico sobre o tempo de repouso da sua cirurgia e se organize para respeitar as orientações do cirurgião, uma vez que o descumprimento pode prejudicar os resultados. No mais, agende sua cirurgia plástica quando estiver confiante, seguro e com a programação planejada.
Quer saber mais sobre cirurgia plástica? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!