Cirurgião Plástico

5 Dicas para Escolher um Cirurgião Plástico

O Brasil é um dos principais países do mundo, em se tratando de procedimentos estéticos. A cada ano, mais pessoas estão recorrendo às clínicas para melhorar a aparência. A grande dúvida que surge nesse momento é: como escolher um bom cirurgião plástico?

Você sabe como? Então, continue a leitura deste texto, pois darei algumas dicas para o momento dessa escolha tão importante.

Dicas para escolher o cirurgião plástico

Não caia nas armadilhas publicitárias

Existem muitos profissionais que investem em campanhas publicitárias, a fim de conquistar novos clientes. Entretanto, existem dois problemas nisso, o primeiro é que o marketing de médicos é muito restrito e regulado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O segundo problema é que nem tudo o que se mostra é verdade. Então, fique atento aos anúncios sensacionalistas que prometem resultados milagrosos. Além de ser falso, indica a falta de ética que existe por trás desse estabelecimento ou profissional.

Prefira cirurgiões plásticos indicados

É muito comum que tenhamos amigos ou familiares que já tenham realizado algum tipo de cirurgia plástica. Por isso, converse com eles e peça indicações, quando o resultado for positivo.

Afinal, dificilmente, alguém próximo a você recomendaria um profissional que realizou um péssimo trabalho. Com as indicações, procure saber mais sobre o cirurgião.

Procure os órgãos e instituições médicas que regulamentam a profissão

A regulamentação dos médicos no Brasil é feita pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a instituição que fomenta a formação dos cirurgiões plásticos é a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Essas duas entidades podem ser boas fontes de pesquisa sobre o trabalho de um profissional.  Além de indicar bons cirurgiões na sua região, elas também podem informar sobre possíveis denúncias ou mentiras sobre determinados médicos.

Informe-se sobre a formação do profissional do Cirurgião Plástico

Ao escolher um cirurgião plástico, pesquise informações sobre a qualificação profissional e a formação acadêmica dele. 

Procure saber os locais onde trabalhou, a universidade onde se formou, as especializações que realizou, os possíveis prêmios que recebeu, enfim, tudo o que puder descobrir servirá como base para confirmar ou não a sua decisão.

Questione sobre tudo

Após a escolha do profissional, faça uma consulta. Nessa etapa, o mais importante é tirar o maior número possível de dúvidas. Dessa forma, você está testando o grau de conhecimento do cirurgião plástico e a sua empatia.

Faz parte da prática da medicina a explicação de todos os prós e contras da realização de um procedimento, os resultados que podem ser alcançados e os que não podem.

Seguindo esse pequeno roteiro, você aumentará suas chances de escolher um bom cirurgião plástico. E não se esqueça, tanto o CFM quando a SBCP estão à sua disposição para responder as suas dúvidas. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira