próteses de silicone

7 dúvidas comuns sobre a colocação de próteses de silicone

A cirurgia para a colocação de próteses de silicone é o procedimento mais executado por cirurgiões plásticos no Brasil. Se você está pensando em fazer os implantes e não sabe nada sobre o assunto, é normal que fique ansiosa e com receio de que algo dê errado.

Por isso, não deixe de ler esse post. Aqui, você já terá uma boa noção sobre o assunto e encontrará as respostas para as sete dúvidas mais frequentes sobre o tema. Confira quais são, em seguida.

Dúvidas frequentes sobre a colocação de próteses de silicone

1# Quem escolhe o tamanho das próteses de silicone?

Para escolher a prótese mais adequada ao seu corpo, o cirurgião considera as medidas das suas mamas e as proporções de altura, ombros, tórax e quadris. Além dessas medidas, ele também considera a elasticidade da pele e dos seios.

Com essas informações, ele indicará o tamanho que mais se adequa ao seu perfil. A mulher também será consultada para que diga como gostaria de aumentar o volume dos seios. Assim, o cirurgião plástico irá verificar quais são as possibilidades.

2# Quando colocar o silicone nos seios?

Geralmente, a recomendação padrão é que a mulher tenha, ao menos, 17 ou 18 anos de idade. Nessa fase, as mamas já se desenvolveram. Há contraindicação para gestantes, pois, durante a gravidez, a mama pode mudar de formato.

3# A cirurgia deixa cicatrizes nos seios?

Sim, as cicatrizes são inevitáveis. Porém, não é um motivo de preocupação, pois elas são pequenas e ficam escondidas. Atualmente, existem três opções de locais para se fazer a incisão e a colocação das próteses.

O corte pode ser feito no sulco entre o seio e o tórax, sob a mama, ao redor da aréola ou nas axilas. O tamanho da incisão dependerá do tamanho da prótese. Para que você tenha uma ideia, uma prótese de 260 ml mede cerca de 4 cm.

4# Qual o tempo de recuperação da cirurgia?

A cirurgia é rápida e o pós-operatório é tranquilo. Visto que é realizada em ambiente ambulatorial, a paciente pode receber alta algumas horas após o procedimento. Nos primeiros dias, é preciso ficar em repouso e as atividades podem ser retomadas após 7 dias da cirurgia.

5# O silicone atrapalha a amamentação?

Este é um boato de internet. A prótese é colocada sob ou entre o músculo e a glândula mamária. Dessa forma, não afeta o desenvolvimento do leite durante a gestação e, consequentemente, não atrapalha a amamentação.

6# Ter uma prótese nos seios é um fator de risco para o câncer de mama?

Por algum tempo, esta dúvida condizia com a realidade, pois os especialistas acreditavam que as próteses aumentariam as chances de se desenvolver tumores na região. Após estudos recentes, entretanto, os resultados indicaram que não existe qualquer relação com a doença.

7# É necessário trocar as próteses de silicone?

A prótese de silicone tem prazo de validade. As mais antigas, colocadas há, pelo menos, cinco anos, tinham duração de dez anos. Com a melhora na qualidade das próteses, os modelos atuais chegam a levar de 15 a 20 anos para que seja necessário trocá-las.

Essas são as principais dúvidas a respeito da colocação das próteses de silicone. Caso tenha outras, procure um especialista no assunto para ser orientada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira