Cuidados no pré-operatório da lipoaspiração

A lipoaspiração é a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil, perdendo apenas para o implante de silicone nos seios. Em busca de um corpo perfeito, esse tipo de procedimento é muito procurado, porque ele retira o excesso de gordura localizada em uma região do corpo.

A gordura é retirada por meio de cânulas, que são inseridas por pequenas incisões. Esse instrumento possui um sistema de aspiração que suga a adiposidade. O corte para a entrada da cânula é extremamente pequeno e realizado em locais de baixa visibilidade, fazendo com que a cicatriz seja muito pequena e passe despercebida.

O procedimento pode ser realizado em diversas regiões, como abdômen, costas, coxas, braços e papada. Em todos os casos, o processo de recuperação exige atenção, como o uso de cintas ou meias de contenção, cuidados com curativos e drenos.

Com o mesmo rigor que se segue as recomendações pós-cirúrgicas, deve-se seguir, também, as que antecedem a intervenção.

Jejum

Como em toda cirurgia, é recomendável que o paciente esteja em jejum. Por isso, deve-se suspender a alimentação e a ingestão de líquidos no dia anterior, seguindo a indicação de horas sugerida pelo médico.

Consumo de cigarro

O cigarro deve ser banido durante o pré-operatório por, no mínimo, duas semanas que antecedem a cirurgia. O cigarro age diretamente no organismo, interferindo na oxigenação do fluxo sanguíneo, além de comprometer o sistema respiratório. O cigarro também retarda processo de recuperação e deixa o paciente propenso a infecções.

Alimentação

A dieta feita no pré-operatório é tão importante quanto a do pós-operatório. Isso porque uma alimentação saudável pode auxiliar o organismo a se preparar para o procedimento.

Não consumir bebidas alcoólicas

Por agir diretamente no sangue, o álcool  prejudica a coagulação e aumenta o risco de sangramento durante a cirurgia.

Medicamentos

Todo tipo de medicamento e substância que altere a coagulação do sangue deve ter seu uso interrompido. Porém, antes de cortar tais remédios, é preciso que o médico que faz o acompanhamento esteja ciente e de acordo com a suspensão.

Risco cirúrgico

É importante realizar todos os exames recomendados pelo médico, que geralmente são: hemograma completo, coagulograma, risco cirúrgico cardiológico com eletrocardiograma, dosagem de Na, K, glicemia, ureia e CR, além do exame de gravidez.

Como o pós-operatório é um período complicado, é importante que a paciente se organize na semana antes da cirurgia plástica. Por demandar cuidados indispensáveis, é recomendável que os medicamentos e o material indicado pelo médico sejam adquiridos antes de se realizar a lipoaspiração. Como a recuperação pode ser dolorosa e limitar alguns movimentos, é necessário, também, que a paciente receba ajuda de algum amigo ou familiar.

É comum ter medo e insegurança diante um procedimento como este, por isso, durante as consultas que antecedem a cirurgia plástica, a paciente deve esclarecer todas as dúvidas com o médico.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

 

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira