A busca pela harmonia no contorno corporal e facial encontra na lipoescultura a sua maior aliada.
Esse procedimento cirúrgico retira o acúmulo de gordura e o reaproveita no mesmo momento, em áreas com diminuição ou ausência de volume.
Você sabe como é essa cirurgia e quando ela é indicada? Este artigo trata exatamente sobre isso. Continue a leitura.
O que é a lipoescultura
Lipoescultura é uma forma de usar a lipoaspiração para esculpir o corpo. O processo realiza redução de volume em áreas de depósitos de gordura resistentes à dieta e exercício, que é usada para contornar várias partes do corpo.
A lipoescultura, entretanto, não é um método de perda de peso nem um tratamento para a obesidade.
Quando a lipoescultura é indicada
A lipoescultura é mais benéfica para pessoas que estão dentro ou perto do peso ideal, mas ainda têm depósitos de gordura localizada, desproporcionais, que o exercício e a dieta não conseguem eliminar.
Outra indicação bastante comum é a lipoescultura para rejuvenescimento facial. Com o passar dos anos e com o envelhecimento do corpo, a estrutura da face se modifica com a perda de gordura e ocorre enfraquecimento do tecido cutâneo e dos músculos do rosto.
Por meio da lipoescultura, é possível recuperar o volume e o contorno facial, obtendo-se uma aparência mais jovem.
Recuperação e cicatrizes
Toda intervenção cirúrgica deixa cicatriz. No caso da lipoescultura, porém, as cicatrizes costumam ser bem pequenas, além de ficarem em lugares estrategicamente posicionados para que sejam o mais discretas possível.
Em relação à recuperação, após o procedimento, é necessário permanecer em repouso por alguns dias.
Nas primeiras semanas, é bastante comum ocorrer inchaço e manchas roxas, bem como sentir leve dor e incômodos, tanto na área aspirada, quanto na região em que foi feito o enxerto.
Durante os primeiros dias de recuperação, é recomendado o uso de cinta modeladora, pois, ela é fundamental para uma melhor cicatrização, influenciando diretamente no resultado da cirurgia.
Resultado
Com essa cirurgia, a maior parte das pessoas perde a gordura armazenada em algumas partes. Entretanto, não se pode considerar que a lipoescultura serve para emagrecer. Ela trata a gordura localizada e remodela o contorno corporal.
Cirurgiões plásticos são os únicos profissionais habilitados a fazer esse procedimento. Caso tenha dúvidas sobre quem escolher, consulte o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Conselho Regional de Medicina do seu estado e informe-se.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!