Os procedimentos de mamoplastia e mastopexia podem ser uma ótima opção para mulheres que desejam reduzir ou aumentar o tamanho dos seios.
Mas qual a diferença entre eles e qual você deve escolher? Tudo depende dos objetivos e expectativas pessoais.
A seguir, você encontrará informações sobre as diferenças entre os procedimentos de redução de mama e de elevação de mama, que podem ajudá-lo a decidir qual cirurgia é a adequada para você.
Qual a diferença entre a mamoplastia e a mastopexia?
A redução de mama, ou mamoplastia redutora, pode reduzir uma quantidade significativa de volume e aliviar o excesso de peso na área da mama.
O procedimento é benéfico para reduzir o tamanho dos seios devido a problemas de saúde ou preferência pessoal.
Muitas vezes, quando o procedimento de redução de mama é realizado, as mulheres experimentam uma aparência muito mais elevada.
A maioria das mulheres que optam pela mamoplastia lutam contra:
- limitações da atividade física;
- desconforto nas costas e pescoço;
- dificuldade de respirar e dormir;
- dificuldade de encontrar roupas e suporte adequado.
O procedimento de mastopexia é mais indicado para as mulheres que têm seios caídos. O procedimento remodela e suporta o tecido mamário para alcançar um aspecto mais jovem.
Também ajuda a restaurar a forma e o volume, que podem ter sido perdidos devido à idade, perda de peso ou amamentação.
Há benefícios semelhantes?
Embora diferentes em termos de resultados e abordagem, os procedimentos de mamoplastia e mastopexia compartilham várias vantagens:
- ambos os procedimentos apresentam resultados instantaneamente perceptíveis;
- a maioria das mulheres que se submetem aos procedimentos relatam alto nível de satisfação e ganho de autoconfiança;
- os dois procedimentos podem ajudar a melhorar a postura;
- a amamentação é possível após qualquer um dos procedimentos.
- as cicatrizes resultantes de ambas as cirurgias podem ser colocadas em áreas para reduzir sua visibilidade.
O que é ideal para cada caso?
Depende do diagnóstico de cada mulher. Se as mamas forem muitos grandes, será necessário fazer uma mamoplastia redutora. Se forem muito pequenas, é indicado o aumento com uso de prótese de silicone. Se o problema forem as mamas flácidas, será necessário fazer uma mastopexia, o levantamento das mamas.
Somente o seu cirurgião plástico é capaz de indicar o procedimento ideal para você.
Como escolher o cirurgião?
Embora importante fazer uma boa pesquisa, nada substitui uma consulta pessoal com um cirurgião plástico qualificado e certificado pela SBCP.
Como cada pessoa é única, diferente em necessidades, essa consulta é realmente a única maneira de determinar qual procedimento é adequado para seus objetivos específicos.
Somente o cirurgião é capaz de esclarecer quais as vantagens de cada um dos procedimentos, assim como os benefícios de realizá-los de forma combinada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!