A rinoplastia, ou cirurgia plástica de nariz, é um procedimento realizado por razões estéticas ou funcionais. Como toda cirurgia, ela traz consigo uma série de dúvidas que permeiam a mente daqueles que consideram ou já foram indicados a fazer uma.
Para ajudar a resolver essas questões, vamos discutir alguns mitos e verdades. Acompanhe!
Plástica de nariz: verdade ou mentira
1. A rinoplastia serve apenas para deixar o nariz mais bonito?
MITO. Pelo nome, é comum que as pessoas acreditem que a rinoplastia se trate apenas de uma cirurgia estética. Ela pode ser realizada com esse propósito e deixar o rosto mais harmônico, sim, mas também pode ter como objetivo a funcionalidade das vias nasais.
Assim, pacientes que apresentam determinadas queixas podem ser indicados a realizar a operação. Não é difícil, também, que as duas metas sejam atingidas de uma vez – algum problema é corrigido e o lado estético é valorizado.
2. O pós-operatório é muito complicado
MITO. Por mais que seja em uma região exposta, a recuperação da cirurgia é relativamente simples. O curativo externo costuma ser utilizado por cerca de uma semana e, em até 14 dias, o paciente pode voltar às atividades cotidianas. Esforços físicos devem ser evitados por um mês, como é o recomendado na maioria das operações. Já as medicações para controle de dor e inflamações são orais e nasais.
3. A respiração é difícil no começo
VERDADE. A cirurgia causa inchaço em algum nível, o que pode dificultar a respiração nos primeiros dias após o procedimento. Por isso, o médico responsável prescreve alguns medicamentos que reduzirão o edema. Em alguns casos, o paciente pode passar por tamponamento e ser obrigado a respirar pela boca, mas essas situações não costumam ultrapassar as 12 horas.
4. O resultado final não é imediato
VERDADE. Engana-se quem pensa que o resultado final do procedimento será visto logo no primeiro mês, quando os curativos forem retirados. Dá para ter uma boa noção da mudança, mas é muito provável que ainda exista algum inchaço, mesmo que pouco, que vai sumindo aos poucos. O resultado definitivo surge entre três e seis meses.
5. Dá para perceber quando alguém faz uma plástica de nariz
MITO. Uma cirurgia bem realizada não deixa indícios, já que a ideia é justamente torná-la o mais natural possível. Essa impressão de um nariz “artificial” vem de décadas atrás, quando a rinoplastia ainda era feita seguindo um padrão. Agora, a técnica já é desenvolvida para se adaptar a cada rosto, mantendo-o harmônico e compatível com todos os elementos faciais.
A cirurgia plástica de nariz não é tão assustadora ou perigosa como tantas pessoas acreditam, por mais que envolva os mesmos riscos que qualquer outra operação. Ainda assim, não é considerada uma cirurgia de risco – desde que seja feita por especialistas em ambiente apropriado, é claro.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!