Reconstrução do hímen

Reconstrução do hímen: para que serve

A reconstrução do hímen, denominada himenoplastia, é uma cirurgia de reparação dessa estrutura. O procedimento consiste em unir as partes que, apesar de terem se rompido, permanecem no canal vaginal. Esse tipo de cirurgia surgiu na França, mas rapidamente conquistou espaço em outros países europeus e, também, nos Estados Unidos. No Brasil, sua aplicação é recente, mas tem crescido a cada dia. Quer saber mais sobre a reconstituição do hímen? Leia o artigo e entenda melhor para que serve, como é feita e quais são as indicações dessa cirurgia.

O que é o hímen?

O hímen é uma película dérmica, localizada na entrada da vagina. Ele existe, anatomicamente, para proteger as mulheres dos riscos de infecção genital. Na infância, ele é uma membrana espessa e mais resistente. Quando a idade avança e a menina se aproxima da puberdade, vai se tornando mais fino e menos resistente. O hímen é mais forte nos anos iniciais de vida porque a criança ainda não produz hormônios suficientes para proteger o corpo de infecções. De modo geral, ele é rompido totalmente, quando a mulher se relaciona sexualmente pela primeira vez. Em alguns casos, é preciso mais de uma relação para que ele se rompa por completo.

Como é feita a reconstrução do hímen?

A himenoplastia é uma operação relativamente simples e rápida. É realizada no hospital, por meio de modernas técnicas microcirúrgicas como, por exemplo, suturas delicadas e cola biológica. O procedimento dura de 30 a 60 minutos. A alta hospitalar acontece em pouco tempo, logo que passam os efeitos da anestesia local com sedação. A recuperação costuma ocorrer sem complicações. Assim, a a mulher que se submete ao procedimento pode retornar à prática sexual cerca de duas semanas depois da intervenção cirúrgica.

Para que serve?

Como o próprio nome indica, esse tipo de operação serve para reconstruir o hímen, seja qual for a motivação. Como geralmente o hímen é rompido assim que a vida sexual é iniciada, muitas mulheres buscam a himenoplastia para recuperar a virgindade. Há mulheres que recorrem à cirurgia pelo desejo de apimentar a vida sexual, por fetiche, para comemorar um marco especial na relação, seja em segundas núpcias, bem como aniversários de casamento entre outros motivos. Há também a questão das vítimas de abusos sexuais. Nesse caso, especificamente, a cirurgia pode promover uma espécie de reparo emocional, além de minimizar os danos físicos, para que a mulher siga em frente, apesar do episódio traumático. Independentemente de qual seja o motivo para a himenoplastia, essa cirurgia é preferencialmente indicada para mulheres até os 35 anos de idade, que não tenham passado por mais de dois partos naturais. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!
Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira