Quando uma paciente  pensa em fazer uma mamoplastia de aumento vai se deparar  com vários tipos de próteses, como a prótese de silicone cônica.

Prótese de silicone cônica: saiba se é indicada para você

Quando uma paciente  pensa em fazer uma mamoplastia de aumento vai se deparar  com vários tipos de próteses, entre elas, a prótese de silicone cônica.

Mas  qual a diferença desse modelo para os outros? Quando a mulher pode optar pelo silicone cônico? Vamos saber mais nesse post.

Como deve ser o processo de escolha da prótese?

Ao iniciar um plano para colocar prótese de silicone, as mulheres ficam com muitas dúvidas, especialmente sobre os tipos existentes, quais são as indicadas para elas, como vai ficar o visual depois da cirurgia, etc.

Muitas pensam que podem usar como base o tipo e tamanho de próteses de silicone utilizados pela amiga ou mesmo por uma celebridade que elas admiram, e vão adquirir os mesmos resultados. Não é bem assim.

Os vários tipos de prótese de silicone são divididas quanto à textura,  perfis e os formatos, que podem ser redondos, anatômicos (gota) e cônicos. Embora com a mesma quantidade de silicone, os formatos vão possibilitar resultados totalmente diferentes após a cirurgia.

Além disso, o formato do tórax e o tamanho original do seio das pacientes também vão possibilitar resultados diversos para próteses de mesmo formato e tamanho.

Para implante de qualquer tipo, o cirurgião sempre precisa entender a proporção do corpo, tamanho e tipo de prótese a fim de dar um aspecto harmônico ao seio.

Para indicar a prótese de silicone cônica e atingir o resultado pensado pela paciente, o médico vai realizar as medidas dos parâmetros de várias partes do corpo, como do tórax,  tamanho e posição natural do seio, tamanho da base da mama, capacidade elástica da pele,  altura da aréola, etc.

Prótese de silicone cônica x redonda

Entre os modelos de prótese de silicone, os mais procurados pelas mulheres são  aqueles que têm o formato redondo, que está dividido entre perfil alto, hiper alto, moderado e baixo. Essa prótese proporciona um desenho do colo mais volumoso.

Esse tipo vai possibilitar um maior volume no colo e projeção dos seios. Porém, para pessoas muito magras, podem adquirir um formato um  pouco mais artificial. 

A prótese  de silicone cônica não é a mais utilizada, porém, tem suas vantagens em determinados tipos de corpos.

A prótese cônica é como se fosse uma prótese redonda de perfil hiper alto, mas com mais projeção. A diferença é que a base desse tipo é menor que a da prótese redonda, proporcionando uma projeção mais central. No tórax  da mulher, vai permitir uma impressão de bico do seio mais projetado pelo formato mais pontiagudo.

Ainda assim, a prótese de silicone formato cônico também tem opções no perfil, tem prótese de silicone cônica com perfil alto, super alto, baixo e moderado, que também vão garantir mais ou menos projeção.

Para quem é indicada a prótese cônica?

A escolha da prótese de silicone cônica ou redonda vai depender muito do gosto feminino. Algumas mulheres querem mais volume na parte de cima do seio para ficar com colo mais desenhado. A prótese cônica garante sim mais volume nessa região, porém é mais estreita na base que a redonda. 

No entanto, a escolha entre os tipos de prótese de silicone cônica também terá a ver com o biotipo da mulher.

Por ser uma prótese com menor largura, essa prótese costuma ser indicada para mulheres que têm seios pequenos, tórax e ombros muito estreitos

Como também serve para permitir um melhor desenho da mama, pode ser indicada, por exemplo, para pacientes que amamentaram e ficaram com uma pequena flacidez no seio. Se a ideia é apenas proporcionar um melhor desenho e consistência da mama, para sugerir um pouco mais de volume, essa prótese pode ter uma eficiência em recrutar mais a pele que está sobrando.

Outro caso a ser pensado é sobre o tamanho da prótese, porque essa escolha também vai depender do biotipo da mulher. Por exemplo, se a mulher quer apresentar mais volume, tiver pouco seio e um biotipo mais slim, uma prótese de silicone cônica 300ml  vai cumprir bem essa função.

Além disso, mulheres mais baixas podem utilizar esse  tipo prótese de silicone cônica perfil super alto, mas precisam tomar cuidado para não exagerar no tamanho da prótese e ficar com uma aparência muito artificial.

Porém, se ela já for mais alta, tórax mais largo, já tiver naturalmente mais volume de seio, pode ser que seja necessária uma prótese maior ou o médico pode até mesmo sugerir a prótese redonda com perfil alto, para ter a projeção desejada. 

A ideia é sempre obter o resultado que vai garantir mais beleza e proporção para o corpo feminino no sentido de aumentar a autoestima da paciente.

Vantagens do material da prótese cônica

A prótese de silicone  cônica tem um envoltório de poliuretano, que tem suas vantagens.  Esse material funciona como se fosse um veludo que vai garantir mais aderência aos tecidos e diminuir o risco de movimentação da prótese. 

Além disso, a prótese de silicone de poliuretano cônica também é bastante eficiente na redução da contratura capsular. Mas o que é isso?

Em toda cirurgia de colocação de prótese, será gerado pelo próprio organismo uma espécie de cápsula em torno do material, porém, em alguns casos, essa cápsula pode começar a apertar demais, gerar desconfortos e mudanças no formato da mama. Em casos graves, pode inspirar a troca da prótese.

Outra dúvida que pode surgir é se essa contratura não poderá levar a um rompimento da prótese. Atualmente, todas as marcas de próteses de silicone utilizadas no Brasil passam por testes no Inmetro para terem boa qualidade. O  silicone utilizado para as próteses também é bastante coesivo, ou seja, mesmo ao romper (o que só ocorre em casos raríssimos, normalmente, em acidentes de carro, quedas graves, etc),  não vai gerar o vazamento do material para o corpo.

Conclusão

Em todos os casos, a conversa com o cirurgião é determinante para fazer a melhor escolha entre os tipos de prótese de silicone cônica , perfil e tamanho.

Um profissional experiente e filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica vai garantir o esclarecimento de todas as dúvidas e apresentar as melhores soluções para atingir o objetivo da paciente e ter um resultado mais duradouro do procedimento.

Quando uma paciente  pensa em fazer uma mamoplastia de aumento vai se deparar  com vários tipos de próteses, como a prótese de silicone cônica.
Comentários
Avatar

Posted by DR. RODOLFO OLIVEIRA