cirurgia de redução de seios

Sofre com seios grandes? A cirurgia de redução de seios pode te ajudar

A cirurgia de redução de seios pode ser a saída para quem sofre com o tamanho e o peso das mamas. Você já ouviu falar nesse procedimento? Acompanhe o artigo e saiba como ele funciona e quais seus benefícios.

A mamoplastia redutora, como é chamada no meio médico, visa diminuir a quantidade de tecido adiposo e glandular, assim como a pele sobressalente do seio para alcançar a proporção das suas dimensões em relação ao corpo da pessoa. 

De acordo com levantamento realizado entre os associados da  Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, essa técnica – juntamente com a abdominoplastia, mamoplastia de aumento, lipoaspiração e mastopexia – lidera o ranking dentre as buscas por intervenções estéticas nos consultórios. Entenda quem pode se beneficiar do procedimento.

Indicação da cirurgia de redução de seios

A principal indicação da cirurgia é para pacientes com seios de tamanho e volume que vão além do ideal para as características anatômicas do seu corpo. Geralmente, essas pacientes desenvolvem problemas posturais, alergias e irritações no sulco mamário, dores nos ombros e nas costas, resultantes do peso das mamas.

Ainda, há a questão estética que é levada em consideração. A mamoplastia redutora também é recomendada para aquelas cujo o tamanho dos seios provocam constrangimento e desconforto com o próprio corpo. Então, se você tem seios grandes e acha que isso é um problema, essa cirurgia pode ser a solução.

Geralmente, o procedimento já pode ser realizado a partir dos 18 anos, quando a mama pois na maioria dos casos, a mama já se encontra completamente desenvolvida

Como é feita a mamoplastia redutora?

O procedimento é feito mediante anestesia geral e pode durar, em média, 2 horas. Os passos realizados pelo cirurgião incluem: 

  • Incisões na mama que permitem a remoção do excesso de gordura, tecido mamário e pele;
  • Redimensionamento da mama e da aréola;
  •  Sutura de forma a evitar cicatrizes aparentes.

Dependendo da abordagem utilizada durante a cirurgia, o formato e o tamanho da cicatriz pode mudar. É bem comum o formato em forma de T invertido, que se inicia na aréola e acaba no encontro da mama com o tórax.

Às vezes, é necessário utilizar um dreno pós-cirúrgico temporariamente para eliminar o excesso de sangue e fluido que possa se acumular na região. De forma geral, o pós-operatório é bem simples.

Entenda os benefícios da cirurgia de redução de seios

Auxilia no tratamento de problemas posturais e auto-estima relacionado ao tamanho do seio

Esta cirurgia tem caráter reparador e estético. A mulher que não se incomoda com o peso da mama, mas tem problemas posturais advindos dessa razão, pode recorrer ao procedimento para se livrar das dores nas costas e postura inadequada. 

Aquela que sofre constrangimento ou prefere alinhar o tamanho do seio com sua altura e peso corporal, proporcionalmente, também pode se valer da mamoplastia redutora para se sentir melhor com a sua imagem.

Procedimento seguro

Não existe cirurgia plástica sem risco, contudo, elas estão cada vez mais seguras. Desde que seguidos todas as orientações do médico e da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica, os riscos de passar por uma redução das mamas são bem pequenos.

Resultados definitivos

O resultado da mamoplastia redutora é definitivo, uma vez seguidas as orientações do cirurgião plástico com atenção e cuidado.  Entretanto, alguns fatores podem alterar a aparência obtida após a cirurgia. Um exemplo disso é a flutuação de peso, gravidez e alterações hormonais. Embora a mama jamais volte a ser como antes, no caso de nova insatisfação, o cirurgião deverá ser consultado.

Melhora a condição da pele 

O atrito da mama com a pele da região submamária pode causar alergias e urticárias. Quando o tamanho é realinhado, esse atrito deixa de existir, possibilitando à pele voltar para seu estado saudável.

Diante de tantos benefícios, não há razões para sofrer com o tamanho da sua mama. Converse com um cirurgião experiente e saiba se a cirurgia de redução do seio é indicada para você.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários
Dr. Rodolfo Oliveira

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira