O objetivo de uma cirurgia plástica é conquistar um visual mais bonito e harmônico. Mas muitas pessoas temem que o aparecimento de queloides possa atrapalhar a realização desse sonho.
Se é o seu caso, chegou a hora de tirar todas as dúvidas a respeito do assunto. Neste artigo, você vai saber como evitar o aparecimento dessas indesejadas cicatrizes.
Queloide: é possível evitar que apareça?
Sempre que há algum corte ou ferimento, nosso corpo reage deixando uma cicatriz. Ela pode ser leve, sutil e imperceptível ou pode acabar como uma marca mais saliente. O queloide nada mais é do que uma marca que surge depois do processo de cicatrização, resultante do crescimento em excesso do tecido da pele e da produção de colágeno.
São bastante visíveis, rugosos e protuberantes e acabam deixando os pacientes que os apresentam com uma baixa autoestima, principalmente se forem localizados em regiões muito visíveis do corpo, como rosto, braços, mãos e pernas.
De forma geral, a maioria das pessoas vai passar por qualquer cirurgia normal ou plástica sem o aparecimento dessas indesejadas marcas. Afinal de contas, é preciso uma predisposição genética para que esse crescimento exagerado ocorra durante a cicatrização.
Além disso, ele surge, na maioria dos casos, quando não foram realizados os devidos cuidados no pós-operatório. Portanto, podemos dizer que o queloide é algo que pode ser evitado.
Para isso, basta tomar algumas medidas simples. São elas:
1. Converse com o seu médico
Se você sabe que tem a predisposição à formação de queloides, conte tudo para seu médico. Também informe a ele se tiver casos de formação dessas cicatrizes na família.
2. Faça as consultas pós-operatórias conforme o indicado
Jamais falte ou cancele uma consulta pós-operatória. Esses momentos são essenciais para que o médico possa avaliar como está a cicatrização e se é necessário tomar medidas para que as cicatrizes não fiquem aparentes.
3. Evite esforço físico
Independente do local onde foi realizada a cirurgia plástica, é preciso que o paciente respeite o tempo de recuperação. Portanto, evite fazer esforço físico e qualquer atividade que possa prejudicar a cicatrização.
4. Cuidado com os curativos
Pode ser que sejam necessárias trocas de curativos em casa durante o período de recuperação. Nesses momentos, faça tudo com o máximo de cuidado, manipulando o material sempre com as mãos limpas e de forma bastante delicada. Utilize somente os insumos (gases, cremes, pomadas, etc.) indicados pelo médico e jamais se automedique.
5. Não deixe de usar a cinta, malha cirúrgica ou fita de silicone
Se o seu cirurgião plástico indicar o uso de uma malha ou cinta, não deixe de fazê-lo pelo tempo determinado por ele. Essa indicação é primordial para que a recuperação se dê da forma esperada, inclusive evitando o aparecimento de queloide. Isso ocorre porque esses métodos diminuem a circulação sanguínea na região, garantindo que essas cicatrizes protuberantes não tenham chance de aparecer.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!