A cirurgia do queixo, denominada mentoplastia, proporciona equilíbrio às características faciais, melhorando o chamado queixo fraco ou reduzindo o queixo estendido.
É possível, porém, associar a rinoplastia à cirurgia do queixo, pois uma complementa a outra.
Neste texto, você vai entender melhor como são feitas essas cirurgias e como elas, associadas, podem trazer mais bem-estar e, ainda, melhorar a estética conforme a análise de perfil. Continue a leitura e saiba mais sobre esses dois procedimentos.
Candidatos à mentoplastia
Candidatos ideais para cirurgia de mentoplastia são aqueles cujas características faciais estão totalmente desenvolvidas e que estão insatisfeitos com a aparência do queixo e com o perfil facial.
Os indivíduos devem:
- ser não-fumantes;
- estar em boa saúde geral;
- ter expectativas realistas sobre a cirurgia.
O cirurgião considerará os benefícios e limitações da cirurgia de mentoplastia durante a consulta.
Procedimento da cirurgia
Cada procedimento de mentoplastia é diferente e é adaptado às características únicas do indivíduo. A cirurgia do queixo pode incluir:
- colocação de um implante para melhorar a definição do queixo e aumentar o equilíbrio geral do rosto;
- deslocamento do osso para frente, a fim de remodelar um queixo recuado;
- redução da massa óssea em um queixo saliente.
As incisões para a cirurgia do queixo são, tipicamente, feitas logo abaixo da face ou dentro da boca ao longo do limite das gengivas inferiores e do lábio inferior.
Esses locais oferecem um bom acesso para reformar a estrutura óssea e ocultar as cicatrizes residuais.
Associação dos dois procedimentos
A cirurgia do queixo é frequentemente recomendada como complemento de uma rinoplastia.
Alterações no nariz podem afetar o equilíbrio de todo o rosto. O tamanho do queixo pode aumentar ou minimizar a aparência do nariz.
A mentoplastia em conjunto com a rinoplastia pode garantir que as características faciais tenham um equilíbrio harmonioso e de aparência natural.
Recuperação da cirurgia mentoplastia x resultados
O processo de recuperação de cada pessoa é diferente. O cirurgião plástico discutirá suas diretrizes de recuperação com você em detalhes antes da cirurgia.
A maioria dos indivíduos precisará usar um curativo no queixo por alguns dias após a cirurgia e evitar exercícios extenuantes por duas ou três semanas.
Restrições dietéticas também podem ser necessárias por alguns dias após a mentoplastia. A mastigação pode se tornar temporariamente desconfortável.
O inchaço prolongado desaparecerá ao longo do tempo (cerca de quatro a seis semanas) e os resultados completos da cirurgia se tornarão evidentes.
Apesar da possibilidade de se realizar a mentoplastia associada à rinoplastia, apenas um cirurgião plástico certificado poderá avaliar se você está apto para se submeter a esse procedimento.
É importante, portanto, ouvir o especialista com atenção sobre a recuperação e os riscos associados.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!