A rinoplastia está entre as cirurgias plásticas mais procuradas do Brasil. Ela tem como objetivo corrigir problemas de formato, tamanho e proporcionalidade do nariz, dificuldades respiratórias e/ou problemas congênitos. Em alguns casos, o indivíduo pode precisar de uma rinoplastia secundária. Entenda por quê.
O que significa rinoplastia secundária?
A rinoplastia secundária, também conhecida como rinoplastia de revisão, é o termo usado para descrever a necessidade de um procedimento adicional no nariz, para corrigir defeitos causados por uma cirurgia de rinoplastia prévia ou para corrigir problemas não abordados inicialmente.
Também se refere a revisões adicionais de um trabalho nasal anterior, devido às alterações no nariz causadas pelo envelhecimento e outros fatores externos.
Por que uma rinoplastia pode falhar?
Enquanto a maioria das cirurgias de nariz resultam em indivíduos satisfeitos e resultados finais impecáveis, nenhum procedimento de cirurgia estética pode ser 100% garantido.
Muitos fatores podem afetar os resultados finais, incluindo:
- avaliação pré-operatória feita incorretamente;
- má seleção de técnicas cirúrgicas;
- expectativas irrealistas;
- falta de assistência pós-operatória;
Alguns erros também são causados pela inexperiência básica do cirurgião na realização da rinoplastia primária.
Esse tipo de cirurgia requer habilidade e conhecimento especializado para criar resultados ideais. Muitos cirurgiões plásticos, embora sejam certificados e habilidosos em outros tipos de procedimentos, não têm experiência para realizar um bom trabalho no nariz.
Quais são os benefícios da cirurgia?
Para indivíduos que tiveram uma cirurgia de nariz falha, a rinoplastia secundária pode trazer muitos benefícios.
Melhoria na saúde
Em alguns casos, um trabalho nasal com defeito resulta em dificuldades respiratórias que causam outros problemas, como padrões de sono interrompidos.
O sono ruim tem um impacto negativo em todos os aspectos da vida de um indivíduo. Com a rinoplastia secundária, será possível aliviar quaisquer anormalidades estruturais causadas pelo primeiro trabalho nasal e retornar a um estado de respiração mais saudável.
Melhoria da autoconfiança
Quando uma rinoplastia não confere as melhorias esperadas, a autoestima de uma pessoa pode baixar ainda mais do que antes da cirurgia.
A confiança no cirurgião é destruída. Ao procurar a rinoplastia secundária com um cirurgião plástico especializado, um indivíduo pode recuperar a autoconfiança.
Quem é um bom candidato para rinoplastia secundária?
Se você teve uma cirurgia no nariz e não está feliz com os resultados finais, você pode ser um candidato para a rinoplastia secundária.
Para determinar se a rinoplastia secundária é ideal para você, uma consulta com um cirurgião plástico experiente e qualificado é o primeiro passo.
Durante a consulta, o especialista revisará seu histórico médico e realizará um exame completo do seu nariz para determinar as mudanças que podem ser feitas com segurança e eficácia.
É de extrema importância o alinhamento entre o que o cirurgião pode de fato fazer e o que o indivíduo tem como expectativa da cirurgia, especialmente no caso da rinoplastia secundária.
Os ganhos trazidos pelo procedimento excedem os traços físicos, mas também afetam positivamente a autoestima, o que, por vezes, é esperado na primeira rinoplastia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!