cinta modeladora

Por que é necessário usar cinta modeladora após a abdominoplastia?

Há quem considere perda de tempo usar cinta modeladora após cirurgia plástica e, por isso, deixa o acessório de lado. O problema é que ela é indispensável para o resultado final do procedimento. Negligenciar o seu uso pode colocar a perder os resultados projetados antes da operação, principalmente em intervenções como a abdominoplastia. Entenda, neste texto, por que o uso da peça se justifica.

Benefícios da cinta modeladora pós abdominoplastia

Na abdominoplastia, ocorre grande deslocamento de pele para criar um perfil abdominal mais suave e tonificado. Todas as alterações feitas na cirurgia necessitam da cinta para se consolidarem. É justamente ela que permite que os resultados alcançados através da operação sejam mantidos e aperfeiçoados a cada dia. Sem o acessório, a sustentação do corpo fica comprometida, os inchaços tornam-se bem mais proeminentes, a cicatrização pode demorar tempo superior ao estimado, sem contar a vulnerabilidade imposta à área tratada.

O modelo ideal 

Os modelos direcionados ao pós-operatório podem ser encontrados em lojas de lingerie, clínicas e lojas de produtos ortopédicos. Eles são, geralmente, feitos de material respirável, antimicrobiano e durável. Elas podem vir com colchetes, condições que facilitam a higienização e o processo de tirar e colocar a peça. É importante atentar-se ao tamanho, já que o segredo não é apertar excessivamente o abdome. Isso pode, inclusive, ocasionar dor e mais inchaço em alguns pontos (efeito torniquete), uma vez que prejudica o retorno venoso e linfático. À medida que o inchaço do corpo diminui, deve-se fazer os ajustes para não comprometer a eficácia do uso.

Tempo de uso

Recomenda-se, nos primeiros 30 dias, usar a peça de maneira ininterrupta. Nos 30 dias subsequentes, ela deve ser utilizado pelo menos 12 horas diariamente. “Mas preciso ficar o dia todo com a cinta? É isso mesmo?” – Sim! Na primeira fase, ela só deve ser retirada para o banho e para limpeza da cicatriz. Mas, calma! Muitas pessoas se assustam porque pensam que o produto vai esmagar o corpo, causar falta de ar e um tremendo desconforto. Saiba que é justamente o contrário. Essas situações indicam que algo está errado. Se o paciente deixa, por exemplo, que ela crie uma dobra, corre-se risco de gerar isquemias na pele, o que, claro, não é nada positivo. Contar com alguém pode ser muito útil, principalmente para ajudar a checar se não há nenhuma pele dobrada, ajustar a placa de contenção debaixo do acessório, além de abrir e fechar, o que, apesar de simples, pode ser bastante difícil para quem está se recuperando de uma cirurgia. Viu só como uso da cinta modeladora é determinante para o sucesso do pós-operatório de abdominoplastia? O acessório é tão crucial quanto a alimentação equilibrada, as sessões de drenagem linfática, o repouso e a abstinência de tabaco e álcool. Sem a peça, os resultados podem simplesmente ficar bem abaixo do esperado pelo médico e paciente. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!
Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira