Labioplastia

Labioplastia: o que é e quando é indicada?

Você já ouviu falar de uma cirurgia plástica chamada labioplastia? Ela também recebe o nome de ninfoplastia e serve, basicamente, para diminuir os pequenos lábios vaginais em mulheres que sofrem hipertrofia dessa área. O bem-estar estético é apenas um dos motivos que levam elas a buscarem esse tipo de intervenção, já que, em muitos casos, a característica acarreta dores durante a relação sexual, ressecamento vaginal e ou infecções constantes.

Como funciona a labioplastia?

Trata-se de um procedimento bem simples que começa com uma avaliação, quando o cirurgião considera a quantidade de pele que pode ser extraída. Ocorre, às vezes, de a paciente querer reduzir além do recomendado. Se realizado, pode impactar negativamente para a saúde da paciente e, ao invés de trazer benefícios, complica ainda mais o desconforto estético e funcional da região íntima. O passo a passo cirúrgico demora em média 40 minutos, tempo suficiente para o médico cortar parte dos pequenos lábios e reconstruir as estruturas, de modo que não fiquem cicatrizes evidentes. Os pontos são feitos com fios absorvíveis (que se dissolvem ao longo do tempo). Por isso, não é necessário retirá-los posteriormente. Quanto à anestesia, ela pode ser local ou peridural. Os riscos envolvidos são baixos, porém, existem, tais como infecção, hematoma, abertura dos pontos ou cicatriz. Como a intervenção é de baixa complexidade, o pós-operatório tende a ser tranquilo. A paciente pode se queixar apenas de inchaço leve, que pode ser atenuado com uso de compressa fria. O retorno para casa acontece, geralmente, no mesmo dia, e a volta ao trabalho, se este não exigir grande esforço físico, ocorre em menos de uma semana. Quanto a retomar à rotina sexual, é preciso esperar um tempo maior: em média, quatro a seis semanas. Esse prazo também se aplica à volta à prática de atividade física – exercícios leves para os braços e abdome podem ser realizados na primeira semana, os demais, não. O bom senso sempre é uma ótima medida, por isso, é interessante observar situações que podem bagunçar todo o processo de recuperação. Vestimentas apertadas, por exemplo, podem causar atrito, então, é melhor evitá-las. Sentar com a perna cruzada também pode não ser uma boa ideia.

É possível saber que eu fiz labioplastia?

Não. A ideia da cirurgia é justamente proporcionar resultados naturais. É bem difícil perceber que a região passou por procedimento cirúrgico, já que as cicatrizes que ficam são bem imperceptíveis. Importante pontuar que não existe a chance de perda de sensibilidade, uma vez que alguns limites devem ser respeitados, como a parte superior do clitóris.

Bem mais que um órgão reprodutor

Às mulheres que sofrem com a aparência dos pequenos lábios, a labioplastia mostra-se como alternativa mais eficaz. Interessante pontuar que a crescente procura por esse tipo de procedimento aponta para uma mudança social/cultural. É comum considerar a vagina para além de um órgão reprodutor, entendendo-a, também, como importante instrumento de bem-estar físico e sexual. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!
Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira