cirurgia plástica

Como se preparar para uma cirurgia plástica

O Brasil é uma das grandes potências mundiais quando o assunto é cirurgia plástica. Prova disso é que o país ocupa atualmente a segunda posição no ranking de procedimentos cirúrgicos estéticos, ficando à frente, por exemplo, de países como Japão e México. Nos últimos anos, o índice de cirurgias realizadas subiu 5% e não para de aumentar. Os procedimentos mais realizados são a lipoaspiração, implante de silicone, correção das pálpebras, abdominoplastia, rinoplastia, mamoplastia redutora, entre outras. Independentemente do porte da cirurgia ou da região a ser operada, é indispensável preparo adequado para o procedimento, pois o pré-operatório impacta diretamente nos resultados. Dessa forma, este artigo traz dicas importantes para quem deseja passar por uma operação plástica tranquila e segura. Confira a seguir o que deve ser feito antes de se submeter a esse tipo de cirurgia.

Como se preparar para a cirurgia plástica

Escolha uma equipe especializada

Um dos passos fundamentais para se preparar para uma cirurgia plástica é escolher uma equipe para conduzir o processo. É indispensável, portanto, optar por um cirurgião especializado e com boa reputação no mercado. Busque referências, informe-se sobre a formação e qualificação do profissional, peça indicações e certifique-se de que o médico tem autorização para realizar cirurgias plásticas. Confira, portanto, se ele tem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), se a especialidade é realmente cirurgia plástica e se é membro da  Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Esclareça todas as dúvidas

Agende uma consulta e esclareça as dúvidas sobre o procedimento. Pergunte sobre a técnica que será aplicada, complicações possíveis, procedimento indicado para o objetivo, tempo médio da cirurgia, bem como cuidados pré e pós-operatórios, valores, etc. Não se esqueça também de conversar sobre os resultados. Cada organismo reage de um jeito e os resultados são individuais, dependendo de múltiplos fatores, como idade, alimentação e cuidados pós-operatórios, tais como uso de cinta, massagem e repouso. A conversa com o médico deve ser aprofundada para alinhar as expectativas, até porque, cirurgias não fazem milagres e os resultados não são instantâneos.

Faça os exames pré-operatórios

Na própria consulta, o médico pode passar uma relação de exames para confirmar se a pessoa realmente está apta a ser operada. Ele indicará exames básicos de rotina, como o hemograma, além de exames de imagem, a exemplo de ultrassonografia, em alguns casos. Testes cardíacos, respiratórios e de coagulação compõem a investigação de risco cirúrgico, sendo que os resultados devem, então, ser apresentados ao cirurgião na próxima consulta.

Adote os cuidados pré-cirúrgicos

O candidato à cirurgia deve seguir as orientações preparatórias do cirurgião. Geralmente os cuidados incluem a abstenção de cigarro 30 dias antes do procedimento, suspensão do uso de determinados medicamentos e alimentação balanceada no período que antecede a operação. O cirurgião orientará o indivíduo em relação ao jejum, necessidade de perda de peso e outras questões que podem interferir no resultado. Cada tipo de cirurgia pode demandar uma preparação específica. Quer saber mais sobre a preparação para a realização de cirurgias plásticas? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!
Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira