Sentir-se satisfeito com a própria imagem traz reflexos muito positivos para os indivíduos. Isso porque quem apresenta uma boa autoestima tem maior facilidade em estabelecer relações pessoais e profissionais. Sendo assim, é compreensível que haja uma busca crescente por variados procedimentos estéticos. Entre os recursos mais populares nesse ramo, está a lipoescultura, que consiste em retirar a gordura de áreas indesejadas para reaplicar onde houver pouco volume. Como resultado, a intervenção confere um contorno corporal harmonioso.
Por se tratar de uma técnica relativamente simples, o paciente está liberado para retornar à maioria das atividades rotineiras em 5 dias. O pós-operatório também é considerado rápido em comparação a outras plásticas. Na sequência, veja as respostas para algumas das perguntas mais frequente acerca da cirurgia.
Como é realizada a lipoescultura?
Conforme a lipoaspiração é efetuada, a gordura aspirada passa por uma etapa de purificação. Desse modo, retira-se a gordura líquida, além de uma mínima quantia de sangue e plasma. Vale ressaltar que o procedimento bem feito quase não leva à perda de sangue. Uma conduta correta assegura aos envolvidos que somente a gordura em melhor estado, rica em células-tronco e pura, seja injetada.
Em seguida, a substância é recolocada diretamente onde se deseja adicionar volume. Para tanto, utiliza-se cânulas especiais de enxerto, sobretudo em glúteos, face, seios ou demais partes submetidas a traumas, depressões e fibrose por cicatrizes.
Geralmente, o período de internação que procede a abordagem varia de 12 a 24 horas.
Para quem o procedimento é indicado?
Esse procedimento é indicado para quem possui um índice de massa corpórea (IMC) dentro dos padrões que configuram “peso ideal”, mas com gordura localizada que resiste a atividades físicas e alimentação correta. Ressalta-se então que a técnica não deve ser empregada como tratamento para sobrepeso ou obesidade.
Candidatos que sofrem com hipertensão, diabetes e enfermidades cardíacas ou pulmonares precisam ser examinados extensamente pelo médico. O método só é seguro se houver essa liberação pelo profissional da saúde.
Quando é possível ver os resultados definitivos?
De imediato já se nota uma alteração nos contornos do corpo, mesmo com os edemas. Porém, o efeito definitivo é obtido cerca de 6 meses depois.
Independente do caso, o uso de uma cinta modeladora é imprescindível para otimizar o processo. Seguir uma dieta balanceada e fazer exercício regularmente também são hábitos que devem ser levados para o resto da vida.
Os cuidados antes e depois da cirurgia
De início, o cirurgião deve requisitar alguns exames pré-operatórios para confirmar se o paciente está saudável. Confira a seguir outras precauções a serem tomadas:
• Evite fumar o máximo de tempo possível antes do procedimento;
• Não ingira medicamentos e substâncias anticoagulantes, tipo arnica, AAS e ginkgo-biloba, por exemplo, nos 15 dias antes da cirurgia;
• Faça jejum nas 8 oito horas que antecedem a operação;
• Alimente-se de maneira saudável e não consuma ingredientes que interfiram no sangramento.
Depois de 72 horas, é viável retornar à rotina. Ainda que a lipoescultura tenha sido bem executada, existirá certa sensibilidade, que é aliviada com analgésicos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!