otoplastia

Otoplastia: principais indicações e cuidados

Todo mundo tem algo a mudar no seu corpo. Sejam pequenos detalhes que poucos perceberiam, mas muito relevantes na vida da pessoa, ou grandes problemas estéticos que inibem o desenvolvimento social e emocional de alguém. Para a segunda opção, os avanços da medicina cirúrgica têm sido uma alternativa. Hoje falarei um pouco sobre a otoplastia, a cirurgia para correção das orelhas.  

O que é a otoplastia?

A otoplastia nada mais é do que uma série de procedimentos cirúrgicos que visam atenuar ou até mesmo erradicar deformidades na orelha. Sejam as orelhas de abano, assimetrias de forma, tamanho, orelhas malformadas, macrotia (orelhas com tamanho acima do normal) ou com alguma deformidade de nascença ou decorrente de trauma.

O trabalho da otoplastia varia conforme o caso, mas vai desde o colamento do pavilhão à porção lateral da cabeça até o tratamento de sequelas provindas de traumas. O que a otoplastia não consegue “tratar” é o caso do envelhecimento, que deixa a orelha mais frouxa devido à degradação dos tecidos.

Quem pode fazer a otoplastia

A otoplastia passa a ser aconselhada para crianças acima dos seis anos de idade, que é quando há a finalização do crescimento das orelhas e a cirurgia pode ser feita sem causar problemas no desenvolvimento auricular.

Na fase adulta, qualquer pessoa saudável que desejar reparar alguma deformidade em sua orelha poderá estar apta à cirurgia, devendo passar por uma consulta prévia com um cirurgião plástico. Pessoas com idade avançada são as contraindicadas à otoplastia.

Cuidados na otoplastia

Aqui vou listar os cuidados que um candidato à otoplastia deve ter tanto no pré-operatório como no pós-operatório para que tudo ocorra como esperado.

  • Pré-operatório: antes de tudo, alinhar as expectativas com a realidade. Uma boa conversa deve ajudar nisso. Um dos problemas de muito pacientes operados é a expectativa irreal com relação ao resultado. Além disso, exames de sangue são necessários, assim como parar de tomar qualquer medicamento que altere a coagulação do sangue (como o ácido acetilsalicílico). Um jejum de oito horas de líquidos e sólidos pode ser pedido também.
  • Pós-operatório: o paciente poderá receber alta após 12 horas de internação, por isso, deve seguir com cuidado todas as especificações. A primeira delas é manter o local da cirurgia sempre bem limpo. Evite dormir de lado nos primeiros dias, para não ter problemas com assimetria elevada entre as orelhas. Outro cuidado é evitar, por cerca de três a quatro semanas, exercícios físicos que envolvam esforço próximo ao local cicatrizado. Caso surjam dores, analgésicos podem ser ingeridos. E o mais importante: qualquer alteração ou incômodo intenso, reportar para o cirurgião plástico. O primeiro retorno ao médico após a cirurgia deve ser entre 24 e 48 horas.

Outra importante recomendação é escolher com muito cuidado o cirurgião plástico. Por ser um trabalho muito delicado, muito do resultado final tem a ver com a habilidade do profissional. Escolha um de sua confiança, siga todas as instruções solicitadas, tire todas as suas dúvidas, alinhe as expectativas e tenha uma cirurgia de sucesso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo.

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira