botox

Conheça as diferentes utilidades do botox na estética

Faz tempo que o botox caiu no conhecimento popular. Se antes era motivo de preconceito e vergonha, hoje ele é amplamente usado para diferentes procedimentos medicinais que vão além da estética. Um exemplo mais recente é o uso do botox para ajudar a controlar o estrabismo. Esses avanços no uso da substância tem feito com que mais pessoas busquem esse procedimento. Hoje falarei das diferentes utilidades do botox na área estética.

O botox

 

O botox ou toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria clostridium botulinum. Ela tem como propriedade bloquear a liberação de acetilcolina, que é responsável pela transmissão entre o cérebro e os músculos. Logo, a região que recebe a dose de botox fica “paralisada”, evitando as linhas de expressão advindas da repetição de movimentos musculares na região da face, pescoço e colo.

Antigamente, o botox deixava as pessoas com aquele aspecto de robô, sem muita expressão. Nesse período, o preconceito contra o tratamento aumentou. Porém, atualmente o uso do botox se aperfeiçoou e ficou quase imperceptível para as pessoas em geral.

A aplicação é feita por meio de injeções com agulhas muito finas, e a dor é semelhante a uma pequena picada. A aplicação é feita em 15 minutos e, após 48 horas, é possível sentir o resultado.

Principais regiões de aplicação de botox

– Testa, olhos e sobrancelha

Essas regiões são as que mais recebem aplicações de botox no geral, pois as linhas de expressão são muito visíveis. A aplicação de botox relaxa a tensão dos músculos, evita mais movimentos na região e também melhora o contorno do rosto. Nessas regiões, o alvo das aplicações são a testa, a glabela (região entre os olhos e acima do nariz) e o famoso pé de galinha.

Nariz

Aqui podem ser realizados dois tipos de procedimento. O primeiro consiste em “levantar” a ponta do nariz, evitando-se que ele fique com aspecto de caído quando conversamos ou rimos. O segundo trabalha nas linhas de expressão que ficam na linha do olho,  conhecidas como “rugas bugs bunny”, que têm esse nome por lembrar o movimento comum do coelho.

– Bocas e lábios

As aplicações nesta região servem para atenuar as rugas peribucais (ao lado da boca, mais conhecidas como código de barras). Também serve para bocas que mostram muito a gengiva ao sorrir e também para paralisar o músculo depressor da boca, retirando o aspecto de “triste” do paciente.

– Pescoço e colo

Aplicações no pescoço e colo servem para amenizar o efeito de “corda” quando falamos ou gesticulamos (para o pescoço) e as linhas que aparecem na região do peito. Os resultados não são tão evidentes quanto no rosto, mas também possuem grande valor estético.

– Pele oleosa

Um uso recente do botox é para ajudar no tratamento de pele oleosa. Ele é utilizado em uma forma diluída, num processo que se chama mesobotox, que se alia com a técnica de mesoterapia. Os efeitos são desde uma pele mais “limpa” até mesmo na suavização de linhas de expressão facial.

O tempo de duração do efeito do botox varia de aplicação para aplicação, mas pode chegar a até nove meses em algumas regiões.

Procure um cirurgião plástico de confiança para fazer essas aplicações e tenha resultados satisfatórios.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo.

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira