cirurgia plástica

Quando a cirurgia plástica é contraindicada?

A busca pelo corpo perfeito tem sido um motivo determinante para aqueles que  procuram a cirurgia plástica. Muitos querem mudar algum contraste do corpo que não agrada, e assim querem melhorar não somente a aparência física, mas também seu bem-estar psicológico.

Porém, para realizar o procedimento cirúrgico, não basta o desejo do paciente, pois nem todas as pessoas podem passar pelo processo. Sendo assim, em quais casos não é possível realizar a cirurgia plástica? Descubra nos tópicos abaixo!

A cirurgia plástica pode ser contraindicada de duas formas: a absoluta e relativa.

As contraindicações absolutas são aquelas que proíbem a realização da cirurgia. Nessa hipótese, se realizada a cirurgia, o estado de saúde do paciente pode ser agravado. Em outras palavras, é quando a realização do procedimento traz mais malefícios que benefícios para o indivíduo.

Por sua vez, as contraindicações relativas são aquelas que envolvem problemas que podem aumentar as chances de insucesso do procedimento, ou que causam algum problema de saúde advindo da realização da cirurgia. Porém, em comparação com as absolutas, o risco é menor.

Idade

Muitos adolescentes querem fazer mudanças no corpo, mas a cirurgia não é permitida para menores de idade. A intenção é não prejudicar seu desenvolvimento e não provocar alterações posteriores ao resultado da cirurgia. A lipoaspiração deve ser realizada depois dos 18 anos, já a rinoplastia cirurgia do nariz pode ser feita depois dos 16 anos de idade.

No entanto, cabe ressaltar que a contraindicação se aplica tanto para pessoas idosas como para menores de idade.

Alteração nos exames

Caso o cirurgião identifique alguma alteração no exame, como na urina, cardiológico, sangue ou até mesmo de imagem, a cirurgia é contraindicada. Dessa forma, a sua realização será permitida somente depois que o paciente corrigir essas alterações.

Doenças contraindicadas

Cada procedimento tem as suas especificidades, por isso, é fundamental consultar o médico responsável. Algumas doenças, como pulmonares, cardiocirculatórias e distúrbios do colágeno e autoimunes, são consideradas contraindicações absolutas. Há também a diabete alterada, hipertensão arterial, e obesidade, que são contraindicações relativas para realizar a cirurgia.

Tabagismo

Pacientes fumantes não são indicados para realizar o procedimento, uma vez que o cigarro tem componentes químicos que podem afetar o período pós-operatório, provocando dificuldades de cicatrização para a pele, necrose dos tecidos por conta da má circulação do sangue e outros problemas. Por isso, o recomendado é deixar o cigarro pelo menos um mês antes de passar pela cirurgia.

Como apresentado, existem diferentes fatores considerados contraindicações para uma cirurgia plástica. Por isso, é fundamental o paciente procurar profissionais habilitados, para fazer uma avaliação e identificar qualquer problema que possa adiar o procedimento ou mesmo determinar sua não realização.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira