O implante de silicone está entre os mais comuns e mais desejados procedimentos estéticos efetuados no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ele corresponde a 22,5% de todas as cirurgias realizadas em âmbito nacional.
Levando em consideração as estatísticas e ainda os inúmeros mitos que circundam o tema, trouxemos neste artigo sete mitos e verdades relacionados ao implante de silicone. Preparada para conferir? Então vamos lá.
7 mitos e verdades sobre o implante de silicone
1. O implante diminui a sensibilidade das mamas?
Mito. A sensibilidade das mamas de fato pode ser alterada durante o período pós-cirúrgico, principalmente nos arredores dos mamilos. Porém, passados os primeiros 90 dias após a cirurgia, a sensibilidade deve ser recuperada.
2. A prótese dificulta o diagnóstico do câncer mamário?
Mito. A mulher com silicone deve prevenir o câncer de mama como qualquer outra – seja por meio do autoexame como também pela ultrassonografia ou mamografia anual.
3. A mulher com silicone não pode mais amamentar?
Mito. As mais recentes pesquisas científicas da comunidade médica reforçam a tese de que a prótese de silicone não afeta o ato da amamentação.
Isso porque os ductos e glândulas mamárias responsáveis pela produção e pelo armazenamento do leite materno em nada se relacionam com o local onde a prótese é colocada – na parte de trás da glândula mamária.
4. Há idade mínima para a operação?
Verdade. Apenas mulheres com idade superior a 18 anos podem colocar a prótese. Isso porque essa é a idade média em que a mulher já está com o tecido mamário 100% formado e, consequentemente, pronto para exposição a intervenções cirúrgicas.
5. A mulher pode decidir qual o volume que será implantado?
Mito. Na realidade, a mulher pode sugerir aquilo que deseja. Mas a verdade é que cada caso tem características específicas, e o tamanho da prótese só é decidido após análise completa do tórax, da condição de saúde da paciente e, é claro, suas vontades com a cirurgia.
6. A cirurgia também ajuda a levantar as mamas?
Sim. A colocação de prótese também tem o objetivo de levantar seios caídos. Porém, vale lembrar que o reposicionamento das mamas nem sempre é possível apenas com a cirurgia. Em casos mais expressivos, a técnica de suspensão mamária também pode ser necessária.
Agora você já sabe quais são os sete mitos e verdades sobre o implante de silicone. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!