Torsoplastia

Torsoplastia: o que é e quando é indicada?

Um dos resultados do processo de emagrecimento é o excesso de pele flácida e gordura em várias partes do corpo. É um problema que afeta principalmente pessoas que sofrem com sobrepeso ou obesidade. A perda de uma grande quantidade de peso após a dieta ou cirurgia bariátrica resulta em flacidez na região abdominal, costas, braços e pernas. A pele flácida forma dobras que, além do efeito estético negativo, podem favorecer assaduras, infecções e micoses.

A cirurgia plástica é a solução ideal para remodelar os contornos do corpo. Um desses procedimentos é a torsoplastia, ou cirurgia plástica do dorso, que remove a pele flácida acumulada na região das costas e nos flancos.

A torsoplastia pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos, como a abdominoplastia (cirurgia plástica do abdome) e a lipoaspiração (remoção do excesso de gordura).

Tudo dependerá do estado geral de saúde do paciente e, claro, da necessidade do mesmo. Após a dieta de emagrecimento, ou da cirurgia bariátrica, é necessário aguardar um período mínimo de seis meses até realizar a torsoplastia ou outra cirurgia plástica. É o prazo mínimo para estabilizar o peso corporal.

Cicatrizes da torsoplastia ficam visíveis?

Por ser um procedimento com finalidade estética, obviamente deve ser bem planejado para que as cicatrizes da cirurgia não fiquem expostas.

No caso da torsoplastia, a incisão é realizada na linha das nádegas. Dessa forma, a cicatriz ficará sob as roupas íntimas e trajes de banho. Se for necessário realizar uma lipoaspiração, é possível introduzir as cânulas nas incisões da torsoplastia, ou seja, não são feitos outros cortes.

Torsoplastia: pré e pós-operatório

Para realizar a torsoplastia, a equipe médica pode optar pela anestesia geral ou peridural. A escolha é baseada nas condições gerais de saúde do paciente. Uma cirurgia desse tipo leva no mínimo duas horas para ser concluída, além do período que antecede a operação e a permanência do paciente no hospital, após o término do procedimento.

O paciente geralmente permanece 24 horas no hospital entre a internação e a alta médica, quando a evolução pós-operatória é normal. O paciente deverá seguir à risca todas as recomendações médicas para evitar complicações. 

O processo de recuperação após a torsoplastia é de aproximadamente 30 dias, e exige comprometimento do paciente com os cuidados pós-operatórios.

Isto não significa passar o dia todo em repouso absoluto. Se o trabalho não exigir esforço físico, é possível retomar as atividades uma semana após a torsoplastia – como é o caso de pessoas que trabalham em escritórios. Entretanto, o paciente não poderá dirigir durante três semanas. O paciente deverá fazer exercícios bem leves, que serão recomendados pelo médico.

Ao pensar em fazer uma cirurgia plástica, é fundamental buscar clínicas especializadas – com excelente estrutura para prestar um atendimento de qualidade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

 

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira