Durante o ato sexual, há mulheres que sofrem com desconforto vaginal que ocorre por causa do desalinhamento dos pequenos lábios. Além disso, o fator psicológico também atrapalha: elas não se conseguem se expor por sentirem vergonha da assimetria da região.
Para quem deseja diminuir esse problema, o rejuvenescimento íntimo é uma ótima opção. A cirurgia melhora tanto a estética da vagina quanto a relação íntima e até problemas causados por infecções.
Para entender como o rejuvenescimento íntimo funciona e suas vantagens, continue a leitura.
Como o rejuvenescimento íntimo funciona?
Também chamado de ninfoplastia, o rejuvenescimento íntimo nada tem a ver com a reconstrução do hímen: trata-se de remodelar os lábios vaginais para mais conforto e qualidade do ato sexual. Ele também é ideal para quem se incomoda com a hipertrofia ou assimetria da região.
Nesse processo, o cirurgião reduz os pequenos lábios da vagina, deixando-os simetricamente alinhados entre si e em relação aos grandes lábios. Depois, ele sutura a região com fios absorvíveis, que não necessitam de retirada e deixam uma cicatriz praticamente imperceptível. A cirurgia dura por volta de uma hora e a paciente recebe alta logo nos primeiros dias.
Antes de ir para a mesa de cirurgia, a paciente deve passar por uma bateria de exames comprovando sua saúde física. Ela precisa também estar ciente do resultado final e psicologicamente estável.
Quais as suas vantagens?
A ninfoplastia traz uma série de benefícios ao dia a dia da mulher. Veja:
Diminuição de riscos de infecções
Quando a mulher sofre de crescimento excessivo dos pequenos lábios, a urina e outras secreções costumam ficar acumuladas na região, o que pode acarretar infecções urinárias de repetição e até candidíase. O rejuvenescimento íntimo acaba com esse perigo, já que possibilita o melhor alcance das mãos para a limpeza correta.
Auxílio na autoestima
Outro problema solucionado é o psicológico: há pacientes que simplesmente não se sentem confortáveis em expor sua vagina por causa desse desalinhamento. Com a ninfoplastia, os lábios ficam devidamente simétricos e a mulher se sente mais segura com seu corpo.
Conforto na hora do ato sexual
Mulheres com hipertrofia costumam relatar dores durante o ato sexual. Com a ninfoplastia, esse desconforto é eliminado.
A paciente também não precisa se preocupar com a perda da sensibilidade, que pode ocorrer nos primeiros 30 dias após a operação. Não há cortes na região enervada, e a região volta à sua normalidade depois da cicatrização.
Pós-operatório tranquilo
Além de alta no mesmo dia da cirurgia, a mulher poderá se sentar tranquilamente. Além disso, dificilmente ela sentirá dores ― o mais comum é que haja apenas um inchaço.
Recomenda-se que a volta à prática de atividades físicas e sexuais ocorra entre 30 e 40 dias após o procedimento. A paciente também deve evitar banhos de mar e piscina, uso de shorts justos, bermudas e calças nesse período. Ela poderá voltar ao trabalho em 3 dias e, caso sua função exija esforço físico, o período aumenta para três semanas a um mês.
A ninfoplastia não interfere numa futura gravidez.
O conforto durante o ato sexual deve existir tanto para o homem quanto para a mulher. No entanto, dores podem ocorrer por causa da hipertrofia dos pequenos lábios vaginais. Há também o lado psicológico, de quem não gosta de mostrar a assimetria da vulva para o parceiro. Dessa forma, o rejuvenescimento íntimo aparece como uma alternativa para a saúde íntima da mulher.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!