Um dos procedimentos cirúrgicos que tem atraído o maior número de adeptos em relação às cirurgias plásticas e modeladoras é a lipoescultura. Seu objetivo é proporcionar formas mais harmoniosas ao corpo do paciente por meio da remoção do excesso de gordura e remodelação de seu corpo.
Porém, mesmo se tratando de um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados, a lipoescultura pode gerar algumas dúvidas. Elas surgem especialmente em relação aos cuidados necessários no período anterior à realização da cirurgia.
Principais cuidados necessários no pré-operatório da lipoescultura:
1. Avalie o uso de medicamentos
É de fundamental importância que se avalie o uso de medicamentos pelo menos durante as duas semanas anteriores à cirurgia. Isso deve ser observado ainda que sejam medicamentos comuns no dia a dia, como aspirinas e complexos vitamínicos.
Esse cuidado deve-se ao fato de que a presença dos medicamentos no organismo pode causar sangramentos e interferir no processo de coagulação, gerando assim possíveis complicações na cirurgia.
Vale ressaltar ainda que a cirurgia de lipoescultura não pode ser realizada se o paciente fizer uso de medicamentos anticoagulantes, devendo assim ser reagendada ou cancelada.
2. Evite o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas
Assim como o uso de medicamentos, também é recomendado que o paciente não faça uso de cigarros ou tome bebidas alcoólicas nas duas semanas anteriores ao procedimento cirúrgico.
O principal problema causado por essas substâncias no organismo está relacionado a possíveis dificuldades de cicatrização após a cirurgia, aumentando assim o risco de infecções e complicações no procedimento.
3. Alimentação
A alimentação também deve receber uma atenção extra nos dias anteriores à realização da lipoescultura. Preferencialmente, durante este período, a ingestão deve ser de alimentos leves e balanceados.
Na véspera da realização da cirurgia, o ideal é que se evite ingerir alimentos muito pesados e gordurosos. Opte por alimentos de fácil digestão, que não irão exigir um grande esforço do organismo.
4. Cuidados com a prática de exercícios físicos
A realização de atividades físicas e exercícios nos dias anteriores à lipoescultura também deve ser feita de forma moderada. Não cause ao seu corpo um cansaço excessivo.
No dia anterior à cirurgia, é recomendado que se opte por atividades leves e descanso, poupando o corpo para o procedimento cirúrgico.
5. Programe de acordo com o período menstrual
No caso das mulheres, a menstruação não é uma interferência direta para a realização do procedimento de lipoescultura. No entanto, o ideal é que, se possível, a cirurgia seja programada para uma data fora dos dias de menstruação, pois essa situação poderia facilitar a ocorrência de sangramentos durante o procedimento.
7. Planeje-se
Um dos principais cuidados para o pré-operatório da lipoescultura é realizar um planejamento para os dias posteriores à cirurgia, cancelando compromissos que possam exigir esforço físico e armazenando os materiais necessários para os curativos necessários.
Além disso, é ideal também que um profissional seja contratado para a realização da drenagem linfática, essencial no pós-operatório.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!