A cirurgia de reconstrução da mama, assim como outros procedimentos cirúrgicos, exige alguns cuidados pós-operatórios para garantir uma boa recuperação.
O repouso é geralmente o mais importante, mas outros fatores devem ser levados em conta para que seja possível voltar à rotina normal sem que haja adversidades, como inflamações pós-cirurgia.
A cicatrização ocorre aos poucos, sendo geralmente um processo lento e que exige paciência da parte da paciente.
Conheça agora alguns cuidados importantes para o pós-operatório da cirurgia de reconstrução da mama:
1. Repouso
Nos dez primeiros dias após a realização do procedimento, a paciente deverá se manter em repouso relativo. Assim, ela deve evitar esforços e se alimentar bem, pois isso é importante nesse primeiro momento.
2. Uso de cinta elástica ou sutiã cirúrgico
As mamas precisam ser mantidas firmes, para evitar que os pontos se soltem e a cicatrização ocorra no tempo certo. Por isso, após o procedimento, será necessário usar a cinta elástica ou o sutiã cirúrgico pelo tempo determinado pelo médico.
3. Cuidado na movimentação dos braços
Nos dez primeiros dias, é importante que a paciente evite fazer movimentos com os braços, já que estes repuxam as mamas. A ideia é garantir uma boa cicatrização pós-cirúrgica e evitar que os pontos se arrebentem.
4. Cuidado com os curativos
Após retirar os pontos, é preciso usar curativo micropore por duas semanas para garantir a cicatrização completa. O micropore pode ser retirado apenas para o banho e, em seguida, um novo deve ser colocado. No primeiro dia após retirar os pontos, é interessante não molhar a região, fazendo a troca do curativo no dia seguinte.
5. Atenção na exposição solar
No primeiro mês, a exposição ao sol deve ser evitada. Passado esse período, é possível retornar a uma exposição gradual.
6. Consciência na prática de exercícios físicos
A volta à prática de atividades físicas é recomendada apenas após 30 dias da cirurgia. Ainda assim, deve ser gradual e o ideal é apostar em exercícios mais leves, que não exijam tanto esforço.
7. Cuidados com as cicatrizes
Depois de retirar os pontos e passar pelas duas semanas utilizando o curativo micropore, você receberá de seu médico cremes que podem ser passados nas mamas. Massageie as cicatrizes usando esses cremes receitados. Será preciso fazer isso por três meses após a retirada do curativo.
8. Evitar a direção de automóveis
Por três semanas não será possível dirigir, pois essa prática o exige um movimento dos seus braços e consequentemente repuxa as mamas. O recomendado é voltar a essa atividade após a retirada do curativo, quando estiver apenas aplicando o creme nas cicatrizes.
Esses são alguns dos cuidados essenciais que a paciente deve ter após realizar o procedimento de reconstrução da mama para garantir que sua recuperação ocorra sem adversidades e no tempo certo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!