silicone

7 mitos e verdades sobre o implante de silicone

Em meio a todo o folclore que se construiu em torno da cirurgia plástica para fins estéticos, o implante de silicone talvez seja o procedimento que mais serve de objeto a uma grande quantidade de mitos. Ele ainda é associado a uma suposta frivolidade, que seria alimentada pela indústria do entretenimento, a qual constrange algumas mulheres a procurar a intervenção.

A cirurgia plástica, seja qual for a condição e o desejo da paciente, tem mesmo a finalidade estética. Mas, por trás da famosa “turbinada”, há um ingrediente considerável de restauração da autoestima da mulher, processo que traz benefícios importantes do ponto de vista emocional, psicológico e social, algo que deve ser valorizado e não atacado com preconceitos.

É por essa razão que elaboramos este artigo para discutir mitos e verdades relacionados ao implante de silicone, principalmente nos seios, já que esse é o tipo de cirurgia mais procurado no Brasil.

Mitos e verdades sobre o implante de silicone

1. A prótese diminui a sensibilidade dos seios

Mito. Nos primeiros meses após a cirurgia, pode ocorrer certa insensibilidade nas mamas, mas é uma condição passageira.

2. Pode atrapalhar a amamentação

Mito. A prótese é colocada por baixo da glândula mamária, não trazendo nenhum prejuízo à amamentação.

3. A idade é uma condição para a cirurgia

Verdade. A cirurgia só é admitida em mulheres que já estejam com o tecido mamário formado. Pode até ser que essa condição esteja presente aos 16 anos, o que será avaliado pelo médico, mas a faixa de segurança é de 18 anos.

4. A prótese pode enfrentar rejeição

Mito. Em geral, o que ocorre é uma contratura da cápsula que envolve o implante, como processo inflamatório crônico decorrente de um implante, mas isso, normalmente, não causa qualquer desconforto. Se ocorrer, o médico pode fazer um tratamento para eliminar essa contratura, que as pessoas podem confundir com rejeição.

5. A prótese tem que ser trocada a cada dez anos

Essa afirmação não chega a ser um mito, mas uma falta de atualização. A tecnologia evoluiu e, atualmente, só há duas situações, ambas raras, em que é necessário fazer a troca da prótese. Em caso de contratura, em que não seja possível a solução por outros meios, ou quando há ruptura do implante. A ocorrência desses episódios é inferior a 2% nos tratamentos cirúrgicos de implante.

6. As mamas podem cair mesmo com a prótese

Verdade. Por mais estranho que possa parecer, essa é uma chance. O implante de silicone não impede a ação do tempo, que é o envelhecimento, que leva à perda de elasticidade da pele e da glândula mamária.

A boa notícia é que isso pode ser revertido com outro tipo de cirurgia, que consiste na remoção do excesso de pele para erguer e remodelar os seios.

7. Os formatos diferentes de próteses interferem no resultado

Verdade. Além de ser uma grande verdade, é a razão para que as mulheres tenham muito cuidado na escolha do profissional que irá realizar a cirurgia. O cirurgião precisa estar preparado para realizar um estudo anatômico, que deve fazer parte, junto com o objetivo da mulher, do processo de escolha da melhor prótese de silicone.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira