Também conhecida como lifting de mamas, a mastopexia é uma intervenção cirúrgica que tem como finalidade restituir aos seios a firmeza e a aparência perdidas em consequência de fatores diversos.
A flacidez e a ptose (queda dos seios) podem ser decorrentes da perda natural da elasticidade da pele, do envelhecimento, de perda acentuada de peso pela paciente e diversas outras condições. Assim, o procedimento serve para restituir as características perdidas e consiste no levantamento da aréola mamária e na retirada de tecido adiposo e pele sobressalentes.
Trata-se de uma intervenção com papel social relevante, capaz de devolver a autoestima às mulheres e até para dar segurança às gestantes quanto à amamentação, uma vez que esse ato de amor é, não obstante, associado à queda dos seios.
Apesar do caráter estético, ao contrário de outras cirurgias, a mastopexia busca devolver uma condição natural às mamas, elevando os seios de forma natural, preservando ou restituindo sua simetria.
Para que esse resultado natural seja obtido, o cirurgião plástico deve levar em consideração a constituição da pele e dos tecidos internos. Além disso, há situações em que pode ser combinada com outros procedimentos, inclusive como técnica auxiliar. Isso ocorre, por exemplo, em uma cirurgia de redução das mamas, quando é necessário o reposicionamento da aréola, a remoção de pele e tecido sobressalentes para restituir a firmeza.
Há casos, ainda, em que uma atrofia significativa de tecido, que compromete o resultado de um lifting de mama, devido aos espaços não preenchidos, indica que esse procedimento seja combinado com o implante de prótese de silicone, com o objetivo de eliminar a flacidez decorrente dessa atrofia dos tecidos.
Em alguns casos de mamoplastia de aumento, com implantação de prótese de silicone, o lifting de simetrização pode ser necessário para restituir a simetria entre as mamas, casos em que uma fica maior que a outra.
Quando recorrer à mastopexia?
Além dos casos citados, em que o lifting é adotado em parceria com outras técnicas, a indicação mais comum é o desconforto da paciente com a atual condição das mamas, seja ela produto do envelhecimento ou da queda dos seios.
O século XXI é marcado por inúmeras mudanças que visam proporcionar bem-estar e conforto às pessoas. No âmbito do bem-estar, temos a possibilidade de entregar beleza, dotando as pessoas de formas mais harmônicas. É nesse sentido que age a cirurgia plástica estética, seja pela utilização de técnicas como a lipoaspiração e a lipoescultura, ou por outras como o lifting de mama.
Esse procedimento constitui-se em uma possibilidade que a mulher tem de recuperar traços de beleza perdidos. Na verdade, à luz da cirurgia plástica, não há nada perdido. A beleza pode ser preservada e restituída, possibilitando às pessoas se sentirem bem com seu corpo, tendo preservada ou restituída a autoestima, sobretudo em se tratando de uma época em que a perspectiva de vida aumenta, o que implica também no aumento das expectativas relacionadas ao convívio social e ao amor.
Pode haver benefício melhor do que poder vestir aquela roupa mais decotada ou apertada sem se sentir completamente inadequada?
Se o seu caso se enquadra nesse contexto, não se sinta constrangida em buscar auxílio de um cirurgião plástico, fale de suas angústias e expectativas. A mastopexia é o procedimento adequado para mulheres que não estão preocupadas em aumentar o tamanho dos seios, mas gostariam muito de tê-los firmes, bonitos e harmoniosos como antes. É um direito da mulher cuidar da própria beleza.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!