blefaroplastia

Qual a idade ideal para fazer a blefaroplastia?

A blefaroplastia, cirurgia para correção da pálpebra, é recomendada para indivíduos com idade superior a 40 anos e tem como objetivo principal o rejuvenescimento da região ocular.

A indicação se dá por uma razão específica: é geralmente nessa fase da vida que a pele do paciente perde um pouco de elasticidade (pela diminuição natural da produção de colágeno) e, consequentemente, pode trazer flacidez para a área dos olhos.

Mas não apenas os pacientes mais velhos podem se submeter à blefaroplastia. Para saber mais sobre a cirurgia na fase jovem/adulta, continue a leitura deste artigo.

Cirurgia de blefaroplastia: existe idade para realizá-la?

Apesar de menos comum, a cirurgia de blefaroplastia também pode ser feita pelos pacientes mais novos, quando há excesso de pele na área superior da pálpebra.

Na grande maioria dos casos, a cirurgia é puramente estética, mas ela também pode ser funcional – uma vez que a pele acumulada acima da pálpebra pode, muitas vezes, prejudicar o campo de visão do indivíduo.

Para os mais novos, o procedimento cirúrgico é igualmente mais simples – uma vez que visa apenas à remoção do excesso da pele. Quando o paciente tem apenas queda na área da sobrancelha, a cirurgia não é recomendada – nesse caso, é feito o lifting de supercílio.

Por que os mais novos também estão optando pela cirurgia?

A presença de bolsas de gordura na área superior da pálpebra pode incomodar os indivíduos com idade entre 20 a 30 anos – uma vez que tais traços não combinam com sua jovialidade.

As mulheres, por sua vez, costumam ter um motivo ainda maior para optarem pelo procedimento cirúrgico – o impedimento de realizarem maquiagens mais marcantes nos olhos por conta da presença desse excesso de pele.

O que leva a ocorrência de pálpebras caídas nos jovens?

Na grande maioria dos casos, a ocorrência é um reflexo de herança genética, ou seja, algo que já vem acontecendo há algumas gerações. Sendo este o caso, os primeiros sinais de excesso de pele na pálpebra surgem um pouco antes dos 30 anos.

A falta de cuidado em relação à exposição aos raios ultravioletas e solares também é um fator de risco para a ocorrência das pálpebras caídas.

Sendo necessária, a cirurgia pode ser realizada a partir da maioridade, ou seja, dos 18 anos. O fundamental nesse caso é que o paciente conheça quais resultados serão obtidos, além de estar com a condição de saúde geral em dia (o que é comprovado por meio de exames de sangue e cardiológicos).

Antes do procedimento, os mais jovens podem precisar se submeter a um diagnóstico mais minucioso, levando-se em consideração as características da pele, exposição solar, influência genética e demais fatores.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira