A cirurgia plástica íntima é, basicamente, uma cirurgia plástica na região genital. Ela pode ser feita tanto para corrigir questões estéticas (como a aparência dos lábios vaginais, por exemplo) quanto para melhorar a saúde e a qualidade de vida, em casos como a famosa “bexiga caída”. E no pós-parto, esse tipo de procedimento pode ser realizado? É o que você vai saber neste artigo!
Por que realizar a cirurgia íntima no pós-parto?
A gestação é um período de muitas mudanças na vida da mulher, tanto psicológicas e emocionais quanto físicas. E algumas regiões do corpo podem não voltar ao que eram antes. É o que pode acontecer com a região genital.
Depois do nascimento da criança, algumas mulheres percebem o aumento dos pequenos lábios e/ou a atrofia dos grandes lábios. Primeiramente, isso pode causar um incômodo estético e prejudicar a autoestima feminina, que muitas vezes já fica abalada com a gravidez.
Mas, além disso, as alterações nos lábios vaginais também prejudicam a prática do ato sexual, provocando dores e sensação de secura durante a relação.
Para reverter tudo isso, a cirurgia íntima é recomendada após o parto. O procedimento promove um rejuvenescimento da região genital, diminuindo os pequenos lábios e deixando os grandes lábios com a espessura que tinham antes.
Também há mulheres que depois do parto normal percebem a vagina mais frouxa, outro fator que interfere negativamente na vida sexual. Nesse caso, a cirurgia íntima também é bem-vinda para devolver ao órgão o tamanho original.
Quanto tempo após o parto é possível fazer o procedimento?
O tempo exato pode variar de acordo com o corpo de cada mulher. No entanto, a recomendação geral é que a mulher espere de seis meses a um ano depois do nascimento do bebê para se submeter à cirurgia íntima.
Como é a recuperação no pós-operatório?
Logo após a realização da cirurgia, recomenda-se que a mulher faça repouso por três dias e se abstenha de praticar atividades físicas por, pelo menos, três semanas. As relações sexuais também precisam ser suspensas por um período que pode ir de um mês a 45 dias.
A higiene da região íntima deve continuar a ser feita normalmente depois da cirurgia, todos os dias com água e sabonete neutro. É recomendado o uso de calcinhas de algodão bem confortáveis, e compressas frias podem ser feitas na região para ajudar a reduzir o inchaço, mediante orientação médica.
Todas as orientações do médico devem ser seguidas à risca após a cirurgia, pois é isso que vai garantir um resultado satisfatório e fará com que a recuperação seja mais tranquila, sem grandes dores ou desconfortos.
O resultado final da cirurgia, já bem cicatrizada e sem o inchaço natural, poderá ser percebido em aproximadamente quatro semanas. Claro que isso vai depender dos cuidados da paciente após o procedimento.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!