Resultado de desequilíbrio hormonal, a ginecomastia é o crescimento de mamas nos homens. Esse aumento é causado principalmente por hábitos nocivos que disparam a produção de hormônios femininos, podendo ser um crescimento glandular, adiposo ou misto, que é uma junção dos dois. Tais desequilíbrios — a testosterona diminui e o estrogênio aumenta — acontecem normalmente nas células de gordura.
A condição vai muito além de um incômodo estético e se configura como um problema de saúde. Por esse motivo, alguns hábitos devem ser evitados a fim de que a saúde possa ser garantida. A procura por acompanhamento médico deve ser incentivada, porque assim é possível evitar que outros problemas se manifestem. Conheça cinco hábitos que levam à ginecomastia.
1. Consumo abusivo de álcool
A ingestão de bebidas alcoólicas faz engordar e também prejudica o funcionamento do fígado, órgão que tem como uma de suas funções retirar do sangue o excesso de hormônio estrogênio. Além desse fator, o sobrepeso faz com que os hormônios sejam transformados em gordura, o que causa o aumento das mamas.
2. Aumento de peso
O aumento do tecido gorduroso leva ao crescimento da produção de estrogênio, enquanto a testosterona diminui. O desequilíbrio entre os hormônios masculinos e femininos faz com que as mamas cresçam desproporcionalmente. Quanto mais tecido adiposo, mais produção de aromatase, uma enzima que converte a testosterona em estrogênio.
Portanto, a ingestão de alimentos gordurosos, como as frituras e os alimentos ricos em açúcar, deve ser moderada ou eliminada da dieta comum. Novos hábitos de alimentação devem ser estimulados e combinados com exercícios físicos aeróbicos. Não somente o aumento de mamas pode ser evitado, mas os ganhos são enormes para a saúde em geral.
3. Adoção de dietas restritivas
Aqueles que adotam uma dieta muito restrita e que não fazem acompanhamento nutricional têm possibilidades de ter os níveis de testosterona diminuídos. Mais uma vez acontece o desequilíbrio no corpo entre os hormônios masculinos e femininos.
Realizar essas dietas por longos períodos pode levar os homens a uma condição chamada hipogonadismo, que é quando os testículos param de produzir hormônios e que pode levar à ginecomastia.
4. Uso de anabolizantes
O uso de anabolizantes para promover o aumento da massa magra é comum em academias, mesmo que seja proibido. Por meio de remédios ou injeções, são introduzidas no organismo grandes quantidades de testosterona exógena. Assim, não é possível realizar a recuperação correta entre os ciclos de exercícios. O resultado é a predominância de estrogênio no organismo.
5. Administração de remédios específicos
Algumas medicações prescritas pelos médicos para diversos tipos de tratamentos têm em suas composições hormônios femininos, como o estrogênio. A elevação dos índices desse hormônio ou a indução de hormônios androgênicos que podem ser convertidos em estrogênio são condições que levam à ginecomastia. Logo, é importante fazer o acompanhamento médico quando utilizar anfetaminas, antidepressivos, antibióticos e medicamentos de controle da pressão arterial.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!