A gordura acumulada e a flacidez do abdômen podem surgir após o parto, oscilações de peso, outras cirurgias e o processo natural de envelhecimento. Tudo isso pode abalar a autoestima na hora de usar roupas mais justas, trajes de banho e nos momentos de intimidade do casal. Felizmente, há solução para o problema: a abdominoplastia.
A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada com a finalidade de remover o excesso de gordura e a flacidez do abdômen. Neste procedimento, também pode ser eliminadas cicatrizes e estrias da barriga. Mulheres e homens podem fazer a operação.
Como é realizada cirurgia?
Para fazer a abdominoplastia, o cirurgião faz a incisão horizontal na linha acima dos pelos pubianos para que a cicatriz possa ser encoberta pelas roupas íntimas ou de banho. Excessos de pele e gordura são eliminados e os músculos abdominais costurados para que a barriga fique plana, rígida e a cintura mais definida. O umbigo ficará na posição original.
Em média, este tipo de cirurgia não demora mais que três horas. A internação do paciente é feita, no mínimo, um dia antes da cirurgia. O procedimento pode ser realizado com a aplicação de anestesia geral ou peridural e a alta hospitalar depende do estado de saúde do paciente após a operação. Nos primeiros dias após a abdominoplastia o paciente ficará com drenos para evitar a acumulação de líquidos na região operada.
O resultado definitivo da plástica do abdômen é de 12 a 18 meses, porém, após 30 dias já é possível notar o resultado. Insensibilidade e inchaço na região abdominal são aspectos normais nos primeiros meses. A drenagem linfática pós-cirurgia também ajuda a melhorar o semblante da área, geralmente ela é realizada quatro dias depois da operação. O uso de cinta é recomendado pelo período de 30 dias. No primeiro mês, o paciente não deve fazer esforços nem segurar peso para não comprometer o processo de cicatrização.
Como a abdominoplastia só retira a gordura do abdômen, alguns pacientes podem querer fazer a lipoaspiração para melhorar os contornos do corpo, como a cintura e os flancos, ou a plástica das mamas. Porém, a realização de outros procedimentos depende do estado de saúde do paciente.
Contraindicações
A abdominoplastia não é indicada para mulheres que planejam ter filhos, pois, após a gestação, é provável que a paciente tenha que fazer outra plástica. O procedimento também é contraindicado para pessoas obesas, fumantes e pessoas que têm cicatrizes de outras cirurgias na região do abdômen. No caso de obesidade, primeiro é necessário chegar ao peso ideal e fazer outros procedimentos, como a lipoaspiração, antes da cirurgia plástica do abdômen.
É importante que o paciente forneça todas as informações solicitadas pelo médico, principalmente com relação a problemas de saúde e uso de medicamentos.
Riscos da abdominoplastia
Como qualquer cirurgia, a abdominoplastia também possui riscos, entre os quais a embolia pulmonar, a trombose, a necrose da pele, este acomete principalmente se o paciente for fumante e a infecção.
Por esta razão, é fundamental escolher um cirurgião plástico legalmente habilitado e experiente (consulte o Conselho Federal de Medicina e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Melhor ainda se você conseguir referências de outras pessoas que já fizeram a abdominoplastia. Levante também informações sobre a estrutura do hospital onde o médico realizará a cirurgia.
É fundamental, após a abdominoplastia, manter o peso ideal com alimentação saudável e a prática de atividades físicas. Com isso, o resultado da cirurgia plástica vai durar muito mais tempo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo.