abdominoplastia

6 dicas para um bom resultado na abdominoplastia

Você já ouviu falar em abdominoplastia? Esse é um procedimento muito procurado por pessoas que tiveram perdas significativas de peso, que possuem acúmulo de gordura na região do abdômen devido a fatores genéticos e por mulheres após a gravidez. Essa intervenção não é um procedimento para emagrecer. Ela é ideal para resolver problemas como flacidez, excesso de pele e estrias na barriga. Tem uma recuperação dolorosa, mas o resultado é imediato! Ao contrário do que alguns pensam, o bom resultado da cirurgia não irá depender apenas da competência do médico. Os cuidados do paciente durante o pós-operatório irão afetar diretamente o resultado final.

Confira 6 dicas para alcançar o melhor resultado após a abdominoplasti

#1 O uso da cinta e das meias de compressão é indispensável!

O uso da cinta após a cirurgia é essencial para manter as alterações feitas na cirurgia. O paciente deve usar a cinta o tempo todo durante os 30 primeiros dias após a cirurgia, retirando-a apenas na hora do banho. Após esse período, recomenda-se o uso por pelo menos 12 horas diariamente, durante os 30 dias seguintes. O material da cinta não irá causar nenhum desconforto ao paciente. As meias de compressão devem ser usadas para evitar a formação de coágulos. Durante os primeiros dias, elas também só devem ser retiradas na hora do banho.

#2 Repouso

É indicado um tempo médio de 15 dias de repouso após a cirurgia. Isso não significa que você terá que ficar o tempo todo na cama. É possível caminhar dentro de casa e fazer atividades tranquilas, evitando, assim, a formação de coágulos. Porém, deve-se evitar esforços físicos, subir e descer escadas, carregar muito peso e dirigir. Uma boa recuperação da cirurgia em questão exige cuidados com a postura. Também é fundamental que o paciente durma de barriga para cima, e nunca de bruços.

#3 Siga as recomendações médicas

No caso de dor ou incômodos nos primeiros dias de pós-operatório, administre apenas as medicações receitadas pelo cirurgião. Não se deve aplicar compressas quentes ou remédios caseiros no local da sutura. Isso pode prejudicar o processo de cicatrização. Caso a cicatriz o incomode, é possível tratá-la com pomadas, drenagens linfáticas, laser ou outros tratamentos dermatológicos. Aguarde o tempo de cicatrização e defina, junto ao médico, a melhor opção de tratamento para o seu caso.

#4 Proteja-se do sol!

Evite a exposição direta da região operada. O uso de filtro solar na cicatriz é indispensável por no mínimo 6 meses. Consulte o médico antes de ir à praia ou à piscina.

#5 Alimente-se bem

Uma alimentação balanceada e nutritiva irá auxiliá-lo no processo de recuperação da cirurgia. Opte por alimentos cozidos e grelhados. Alimentos muito calóricos e gordurosos devem ser evitados. Beba bastante água e coma frutas e legumes, para evitar a prisão de ventre.

#6 Faça sessões de drenagem linfática

A drenagem linfática é muito eficaz no pós-operatório da abdominoplastia. A técnica evita a retenção de líquidos no organismo e melhora a circulação do sangue. Isso ajuda a reduzir o inchaço e a formação de fibroses. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!
Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira