A abdominoplastia está no ranking dos procedimentos cirúrgicos mais desejados pelo público feminino. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela consultoria Ideafix apontou que a cirurgia em questão já ultrapassou, em número de realizações em âmbito global, a de silicone (que por muito tempo foi a mais comum entre as mulheres).
Atualmente, ela fica atrás apenas do procedimento de lipoaspiração em número de realizações e foi apontada, ainda, como a mais desejada por mulheres na faixa etária de 18 a 45 anos.
Pensando em sua popularidade, uma série de dicas. Preparada para conferir? Então vamos lá.
7 coisas para saber antes de se submeter a uma abdominoplastia
- Como a cirurgia é realizada?
Após engordar ou ter um bebê, o abdômen da mulher fica dilatado e os músculos ali presentes podem acabar se afastando. Nem sempre eles voltam ao normal após o parto ou perda dos quilinhos.
O procedimento cirúrgico reposiciona os músculos abdominais, costurando-os juntos. Nesse processo, o excesso da pele é levado para baixo e em seguida cortado. A cirurgia é “costurada” no sentido horizontal, motivo pelo qual o buraco do umbigo precisa ser refeito após a cirurgia.
- Como é a cicatriz?
Muitos falam sobre o tamanho da cicatriz da cirurgia, afirmando que é muito grande. Na realidade, a dimensão dependerá do quanto de gordura e pele forem removidos no procedimento.
De modo geral, não há por que se assustar.
- Há contraindicações?
A cirurgia não é recomendada para pacientes com restrições anestésicas, alguns tipos de reações alérgicas, menores de idade ou com problemas de coagulação sanguínea.
- Quem ainda não teve, mas quer ter filhos, pode fazer a cirurgia?
Pode, apesar de não ser o mais recomendado pela comunidade médica. Isso porque com a ocorrência da gravidez, os músculos abdominais novamente precisarão se afastar, embora ocorra em menor proporção.
- Pode-se fazer logo depois do parto?
Não. É preciso esperar pelo menos 40 dias após o parto para se submeter ao procedimento. Isso porque, durante esse período, a mulher passa por uma série de mudanças hormonais, de coagulação e até mesmo de retenção líquida.
- Como saber se a abdominoplastia é a cirurgia mais recomendada para o meu caso?
Fique em pé e incline levemente o tronco para frente,. Se for possível segurar apenas a pele abaixo da região do umbigo, a abdominoplastia pode ser recomendada. De todo modo, apenas um médico cirurgião poderá confirmar (ou não) a necessidade e/ou possibilidade do procedimento.
- Como é o pós-cirúrgico?
Após a cirurgia, a mulher deve ficar de repouso pleno por um período de duas a três semanas. Em seguida, já pode retornar ao trabalho e dirigir.
Agora você já sabe 7 coisas que não poderiam ficar desconhecidas antes de optar pela realização de uma abdominoplastia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!