Assimetria mamária

Assimetria mamária: Causas e tratamento

A assimetria mamária é um caso comum entre as mulheres, já que todas as pessoas possuem assimetria no corpo; ninguém possui duas partes inteiramente iguais. Porém, é possível as mulheres desenvolverem seios com volumes, formas e tamanhos diferentes e que nem sempre são algo perceptível.

Pode parecer algo preocupante, mas é um caso comum e normal. Algumas mulheres podem se sentir incomodadas com a diferença entre os seios, que já pode ser notada a partir da adolescência, quando o corpo vai adquirindo uma forma mais robusta. Por isso, a medicina apresenta algumas alternativas, como cirurgias, para resolver a situação e dar um aspecto mais atrativo ao público feminino.

O que causa a assimetria mamária?

Há três razões principais para que essa assimetria nos seios possa ocorrer:

  • A principal delas são as variações anatômicas que desenvolvem assimetrias não só nos seios, mas em outras partes do corpo. Isso não é um problema, pois sobrancelhas podem ser assimétricas, lados do tórax ou outras regiões. Essa causa comum é facilmente notada pelas adolescentes, que já sentem-se incomodadas com essa característica.
  • A segunda causa é relacionada a presença de nódulos nas mamas. Eles costumam ser benignos, geralmente em decorrência de alguma pancada na região ou outro tipo de batida forte na mama.
  • Já a causa mais preocupante é o câncer de mama. A assimetria mamária decorre na fase adulta e é ainda maior do que no caso de uma variação anatômica ou alguma mudança hormonal. Nesse caso, um cancro aparece nas mamas e um acompanhamento médico é extremamente indicado.

Como é o processo de correção?

Antes de realizar a correção da assimetria, os médicos recomendam que as mulheres façam mamografias e ultrassons para avaliar o aspecto das mamas e o estado clínico adequado para submeter a paciente à cirurgia, que é o método mais indicado.

O pré-operatório é bem exigente. É preciso estar em jejum num período de 12 horas antes da cirurgia, além de ingerir líquidos e alimentos leves pelo menos 24 horas antes de fazer o procedimento. Bebidas alcoólicas, remédios à base de ácido acetil-salicílico, anticoagulantes e cigarros não devem ser consumidos por uma semana antes do período operatório. Caso a paciente consuma essas substâncias, as chances de cicatrização e recuperação serão mais lentas e até bem complicadas.

A cirurgia poderá mexer completamente nas mamas ou na região peridural. No mais comum dos casos, o cirurgião colocará um implante na parte menor dos seios para equilibrar o tamanho, a forma e o volume.

Resultados

Após a cirurgia, é possível da paciente já ver o resultado positivo da correção de assimetria mamária. A flacidez é removida, os seios ficam balanceados e não causam incômodo.

Porém, a paciente precisa seguir procedimentos importantes. Inicialmente é bom evitar levantar os braços, a longo prazo o emagrecimento é indicado para resultados mais duradouros. Porém, o médico poderá recomendar também dormir de barriga para cima e pôr drenos de aspiração.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo.

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira