bichectomia

Cuidados no pós-operatório da bichectomia

A bichectomia é uma cirurgia plástica que consiste na remoção da bola de Bichat (porção de tecido gorduroso das bochechas). A bola de Bichat é uma estrutura adiposa, localizada entre os dois músculos responsáveis pela mastigação.

A  finalidade da bichectomia é deixar o rosto com o aspecto mais fino e com  ângulos melhor definidos. Trata-se de um procedimento relativamente simples que, como qualquer outra cirurgia, envolve alguns riscos, embora intercorrências sejam raras nesse tipo de operação.

Na cirurgia, são feitos dois pequenos cortes, um em cada lado da boca. A anestesia é normalmente local. As incisões têm cerca de 1 centímetro e o processo de retirada da bola de Bichat é bem rápido. Ao todo, a operação dura aproximadamente 30 minutos.

Terminada a cirurgia, é necessário adotar cuidados pós-operatórios para melhorar os resultados e evitar complicações. Que tal ler o texto completo e conferir quais medidas pós-operatórias devem ser tomadas depois da bichectomia? Boa leitura!

Tenha paciência após a bichectomia

O tempo de recuperação é variável e depende de cada paciente. Entretanto, dura em média 14 dias. É natural que você tenha vontade de ver resultados imediatos logo após a operação. No entanto, nos primeiros 7 dias que sucedem a bichectomia, o inchaço costuma ser bem pronunciado. Tenha paciência! A tendência é que a bochecha fique temporariamente maior por conta desse inchaço.

Siga a dieta ideal

No primeiro dia, após a bichectomia, é recomendável que o paciente siga uma dieta líquida, com temperatura fria ou gelada. No segundo dia, a dieta deve ser pastosa, sem pedaços sólidos e que demandem esforço na mastigação.

A sucção ou mastigação vigorosa e a grande abertura da boca são prejudiciais para a recuperação, assim como a ingestão de alimentos quentes. Aos poucos, comece a ingerir alimentos macios e grãos bem cozidos, além de carnes desfiadas ou moídas. Permaneça com essa dieta moderada e específica na primeira semana. 

Evite esforços excessivos

Não tenha pressa de voltar às atividades normais. O retorno ao trabalho está liberado a partir do terceiro dia, mas você deve pegar leve. Exercícios físicos sem impacto, como caminhada e hidroginástica, podem ser feitos depois de duas semanas. Já os treinos mais pesados só devem acontecer após mês.

Tenha em mente que, por mais simples e rápida que seja, a bichectomia se trata de um procedimento cirúrgico que requer repouso adequado.

Faça compressas de gelo

Para diminuir o desconforto local e reduzir o inchaço, é indicado fazer compressas de gelo nas primeiras 72 horas depois da cirurgia.

Em caso de dor, não se automedique. Converse com o cirurgião para receber as devidas orientações. Somente o profissional pode recomendar o tipo e dosagem ideal do medicamento, quando o uso de fármacos realmente é necessário.

Quer saber mais sobre a bichectomia? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira