Blefaroplastia

Blefaroplastia: como funciona e como é indicada

Popularmente chamada de “cirurgia de pálpebras”, a blefaroplastia é uma cirurgia indicada tanto para fins estéticos quanto reparadoras para mulheres e homens que desejem retirar o excesso de pele das vistas e, assim, melhorar a sua visão.

A cirurgia, portanto, não apenas deixa a aparência melhor, como também ajuda a manter a funcionalidade das pálpebras, sendo recomendada quando a pele cobre total ou parcialmente a visão do paciente.

A blefaroplastia é responsável por retirar as bolsas de gordura que ficam em volta dos olhos. Essas bolsas se formam com o passar dos anos em razão das rugas e dos músculos da pálpebra, que ficam mais flácidos.

A blefaroplastia também pode ser praticada de forma isolada ou em complemento a outros tratamentos estéticos contra os sinais do envelhecimento que ajudam a reduzir o aspecto cansado dos olhos do paciente.

Se o procedimento será total ou parcial, caberá ao médico definir. Essa definição será feita conforme a gravidade do caso do paciente. De qualquer forma será simples, mesmo se tratando de uma técnica delicada.

Vale lembrar que apenas cirurgiões plásticos habilitados podem decidir qual a quantidade certa de pele a ser removida, de forma que não machuque o paciente e tampouco prejudique a musculatura da pálpebra.

Como é o procedimento da blefaroplastia?

Primeiramente, o cirurgião aplica a anestesia, que pode ser geral ou local, e que tem duração de 1 hora.

Em seguida, o cirurgião marcará o excesso de pele e fará o corte para removê-lo. Durante aproximadamente uma hora, o cirurgião removerá os excessos de gorduras e de peles.

Em seguida, após o procedimento, de acordo com o corte e a remoção, o cirurgião poderá dar pontos cirúrgicos, removíveis e absorvíveis.

Mas, e as cicatrizes?

Estas ficam geralmente escondidas por dentro das estruturas da pálpebra. Por isso, é importante escolher um cirurgião experiente, pois além do procedimento ocorrer rápido e sem agravos, também não deixará marcas.

Os resultados da blefaroplastia aparecem dentro de um a seis meses, e o paciente deverá seguir todas as instruções do médico para poder se recuperar de forma satisfatória. Logo no primeiro mês, quando a cirurgia é bem-feita, os resultados já agradam.

Após a blefaroplastia, as pálpebras podem voltar a cair com o passar dos anos, contudo, os efeitos serão mais suaves, e não irão atrapalhar a estética e a funcionalidade da visão.

Contraindicação

A blefaroplastia somente não é recomendada aos pacientes que tenham insuficiência cardíaca, hipertensão, diabetes, sendo estes casos passíveis de um acompanhamento médico rigoroso antes de qualquer procedimento cirúrgico.

Já quem sofrer de hipermetropia ou miopia, por exemplo, não terá problema em passar pela cirurgia.

Se você tiver qualquer dúvida sobre a blefaroplastia e quiser saber mais sobre a remoção de pele e gordura das pálpebras caídas, entre em contato, tire as suas dúvidas e marque uma consulta, se achar necessário.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira