cinta modeladora

Por que preciso usar cinta modeladora depois da cirurgia?

O uso de cinta modeladora após a cirurgia plástica é muito importante, porém, ele ainda é uma incógnita para muitos pacientes. Afinal, será que o acessório é mesmo necessário e ajuda efetivamente no processo pós-operatório?

Neste post, entenderemos mais sobre o uso e vantagens da cinta modeladora. Confira!

Quais os benefícios da cinta modeladora?

A cinta ajuda a acelerar a cicatrização da pele, evitando que os tecidos se desloquem, de modo a favorecer um resultado próximo ou igual àquele projetado por médico e paciente. Ela é essencial para evitar flacidez, pois comprime a região, o que também mantém a postura ereta e a barriga mais firme.

O objetivo do acessório, portanto, é evitar que a barriga se dobre e a pessoa fique “corcunda”. Para tanto, prefira calças e shorts de cintura alta, isto é, na altura ou acima do umbigo.

Por quanto tempo devo usar o acessório?

Cada caso, dependendo do tipo de cirurgia realizada, seguirá um tempo de uso específico. Em intervenções, como a lipoaspiração, lipoescultura e a abdominoplastia, é recomendável que a pessoa já saia da sala de operação usando a cinta, permanecendo com ele durante 30 dias, no mínimo.

Apertado, mas nem tanto

Cuidado nunca é demais! Na hora de colocar a cinta, vá com calma para não arranhar ou machucar gravemente uma região que está em processo de cicatrização. Para evitar que a peça entre em atrito com a pele e cause manchas e ferimentos, é comum associá-la a uma placa contensora.

Você não consegue respirar direito e parece que desmaiará a qualquer momento? É melhor afrouxar a cinta! É certo que deve apertar, mas nem tanto, ok? Se está desconfortável, muito provavelmente a circulação sanguínea está comprometida, e isso não é legal!

Qualidade importa, e muito!

O médico pode indicar alguma marca já conhecida por ele. No entanto, caso não o faça, o segredo é ler as instruções da embalagem, desconfiar de preços muito abaixo dos praticados normalmente e conferir a opinião de outras pessoas que fizeram ou fazem uso da cinta.

O acessório pode ser adquirido em lojas de produtos ortopédicos ou de roupas íntimas, por exemplo. Ele é feito de tecido de algodão emborrachado, o que facilita a limpeza. Não precisa higienizar todo dia: escolha um dia ensolarado, lave à mão e use apenas água contente e sabão neutro.

O modelo de cinta modeladora mais indicado é o de colchete, pois é bem mais fácil de vestir e retirar em relação ao de zíper. Sem contar a facilidade na hora de ir ao banheiro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

 

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira