Há quem critique, quem veja uma preocupação excessiva e por vezes desnecessária com a aparência, mas a cirurgia íntima, enquanto recurso estético e funcional, existe e não pára de atrair o público feminino, principalmente entre as mais jovens.
Os benefícios buscados estão ligados a um tripé que envolve estética, funcionalidade e autoestima, elementos que, juntos, apontam para uma quarta variável, que é o ganho de bem-estar decorrente de uma melhor condição emocional e psicológica.
O Brasil é um dos líderes mundiais na realização de cirurgias íntimas. Depoimentos colhidos de mulheres que se submeteram a elas apontam que a visão de si mesmas no espelho é o principal indutor da decisão de se submeter ao procedimento cirúrgico.
Neste post você vai saber mais sobre essa cirurgia, além de conhecer os principais benefícios relacionados ao procedimento. Não deixe de ler!
Quais são as cirurgias íntimas mais procuradas?
Cirurgia para reduzir o monte de Vênus
A cirurgia para a redução do monte de Vênus avantajado em volume é uma das preferidas, pois o volume excessivo constrange muitas mulheres, que se sentem pouco à vontade em usar roupas mais apertadas ou se despir na frente do parceiro.
A cirurgia nada mais é que uma lipoaspiração da região, deixando-a mais aplainada e harmoniosa em relação ao abdômen e à vagina.
Cirurgia para redução dos pequenos lábios – Ninfoplastia
O mesmo ocorre com a cirurgia para redução dos pequenos lábios, a ninfoplastia, procedimento que também preza pelo aspecto estético. A paciente se sente incomodada com a forma como a pele dos pequenos lábios se pronuncia para fora, considerando esse um distúrbio estético relevante, o que a deixa constrangida em se despir diante de outras pessoas.
O procedimento é simples: consiste na remoção do excesso de pele, restaurando a harmonia estética desejada pela paciente.
Como é a recuperação?
Um dos atributos mais interessantes da cirurgia íntima é a rápida recuperação. Em todas as intervenções cirúrgicas, a paciente é liberada no mesmo dia e já pode retornar à vida normal. Isso acontece porque a própria cirurgia é bastante simples, realizada com anestesia local.
No caso da cirurgia para redução dos pequenos lábios, há cuidados maiores a serem tomados. O mais importante é a abstinência sexual durante 30 dias após a realização do procedimento. A prática de atividades físicas também deve ser suspensa por um período mais longo.
Já quanto aos riscos, existe uma possibilidade mínima de perda de sensibilidade. Infecções pós-cirúrgicas também estão praticamente fora do mapa de riscos, principalmente se a paciente seguir todas as orientações médicas.
Há outras modalidades de cirurgias íntimas além das citadas. Uma delas é o preenchimento dos grandes lábios, para eliminar a flacidez, procedimento que é buscado por mulheres mais velhas. Outro procedimento comum, de alta prevalência estética e psicológica, é a cirurgia de redução de clitóris.
Quais são os seus principais benefícios?
Por fim, analisando todos os procedimentos, podemos mencionar 4 principais benefícios relacionados às cirurgias íntimas:
- ganho estético;
- bem estar emocional e psicológico;
- ganho funcional (no caso da cirurgia dos pequenos lábios, o procedimento pode servir para afastar a dor na hora da relação);
- Ganho de autoestima (a mulher fica mais à vontade e satisfeita com seu corpo).
Cabe, portanto, à própria paciente identificar quais são suas necessidades, o que a aflige ou faz com que se sinta pouco à vontade, até mesmo causando dor, física ou psicológica. A cirurgia íntima é a solução disponível, segura e eficaz.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!