Cirurgia íntima – Conheça os principais tipos

As intervenções cirúrgicas nas regiões pubianas têm se tornado cada vez mais populares entre homens e mulheres. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2015, o Brasil foi recordista mundial em procedimentos de cirurgia íntima realizados. A ninfoplastia, ou labioplastia, é o tipo de procedimento mais requisitado desta categoria, e se trata da redução dos lábios pequenos.

A maioria dos procedimentos de cirurgia íntima existe para tratar questões estéticas, que acabam por afetar a autoestima e gerar problemas de auto-aceitação em homens e mulheres.

Quais os tipos mais comuns de cirurgia íntima?

Antes de respondermos esta pergunta, precisamos esclarecer que, ao contrário do que muitos pensam, existem cirurgias íntimas femininas e masculinas. Os problemas referentes à auto-aceitação não são privilégio apenas das mulheres.

Tipos mais comuns de cirurgia íntima feminina

 

Labioplastia

Como citado anteriormente, este é o campeão dos procedimentos femininos. Procurado pelas mulheres que se incomodam com o tamanho dos pequenos lábios, o procedimento oferece uma saída simples para a retirada de tal excesso.

Redução ou Aumento dos grandes lábios

Semelhante ao procedimento anterior, o objetivo desta cirurgia íntima  pode ser a remoção do excesso de pele, porém desta vez, podemos também diminuir ou aumentar ou volume da região dos grandes lábios vaginais.

Vaginoplastia

Com um objetivo mais funcional do que os anteriores, a cirurgia do estreitamento do canal vaginal é indicada para mulheres que tiveram alterações no órgão. Seja por problemas decorrentes do parto, ou por causa de bexiga caída, a solução trás à mulher a resolução do problema. Geralmente esse tipo específico de procedimento é realizado pelo ginecologista.

Tipos mais comuns de cirurgia íntima masculina

Correção da curvatura do pênis

O procedimento cirúrgico que mais leva homens a procurarem uma cirurgia íntima tem como objetivo corrigir a curvatura do pênis. Existem dois tipos de problemas na curvatura, um congênito e outro adquirido. A intervenção cirúrgica permite corrigir os dois.

Recuperação de tamanho

O pênis pode diminuir de tamanho ao longo da vida. Isso acontece por causa de pequenos traumas ocorridos durante relações sexuais que impedem o pênis de se esticar por completo. Assim como o anterior, cabe ao urologista uma correta avaliação e indicação do procedimento.

Expectativa x Realidade

Por serem procedimentos procurados por seus fins estéticos, na maioria dos casos, é importante que os pacientes não tenham uma  expectativa irreal dos resultados. A importância de tais procedimentos é trazer bem-estar e auto-aceitação, porém tais resultados nunca serão obtidos se a mente não estiver de acordo. O mais importante em qualquer procedimento estético é fazer o indivíduo sentir-se melhor consigo mesmo e consequentemente com os que estão ao seu redor.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo.

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira