Cirurgião Plástico

6 perguntas que você deve fazer ao seu cirurgião plástico antes de fazer uma mamoplastia

Você tem vontade de colocar próteses de silicone? Existem 4 tipos de mamoplastia: redutora, aumento, reparativa e reconstrutiva. A mamoplastia de aumento é um dos procedimentos estéticos mais buscados pelas mulheres no Brasil atualmente. E o papel do cirurgião plástico é crucial durante o planejamento da cirurgia. Veja, a seguir, 6 perguntas que você deve fazer antes da operação.

#1 Como o cirurgião plástico realiza a avaliação?

O 1º passo é procurar um médico cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A mamoplastia de aumento deve ser realizada apenas por profissionais qualificados. O médico irá avaliar possíveis riscos e contraindicações. Converse com os seus médicos e alinhe as suas expectativas quanto ao resultado do procedimento. O médico, então, irá lhe apresentar as técnicas de incisão para analisar qual será mais adequada para o seu caso.

#2 Tem idade certa para fazer a mamoplastia?

O ideal é que, antes da realização da mamoplastia, as mamas já tenham um tamanho definido. Isso geralmente ocorre aos 18 anos. Porém, essa condição pode variar. Algumas meninas realizam o procedimento mais novas, devido aos seios muito grandes, que podem causar problemas de coluna.

#3 Que tipo de mamoplastia devo fazer?

Cada mamoplastia tem uma função diferente. As mamoplastias são indicadas para casos de seios muito pequenos, muito grandes ou muito caídos. A mamoplastia reconstrutiva é feita apenas em casos de remoção da mama. Converse com o seu médico para entender qual é a mais adequada para o seu caso.

#4 Qual incisão é a mais indicada para mim?

Existem 3 tipos de técnicas de incisão para a realização da mamoplastia. São elas: inframamária, periareolar e axilar. A técnica irá variar de acordo com cada paciente. A seguir, uma breve explicação acerca de cada uma:
  • incisão inframamária: trata-se de uma técnica de introdução da prótese através de um corte abaixo da mama. É uma opção indicada para quem deseja amamentar no futuro, pois a prótese não afeta a glândula mamária. Além disso, a incisão inframamária atende as pacientes que desejam seios mais volumosos. A cicatriz pós-cirúrgica fica localizada nas mamas, mas possui aspecto discreto;
  • incisão periareolar: é indicada para pacientes com mamas pequenas e com pouca queda. A cicatriz é discreta e a introdução do implante é simples. Não é indicada para quem deseja amamentar nem para quem possui aréolas muito pequenas;
  • incisão axilar: a técnica consiste na inserção da prótese por meio de um corte realizado na dobra das axilas. A grande vantagem dessa incisão é que a cicatriz fica escondida e é mais discreta. A única restrição diz respeito ao tamanho da prótese. Caso a paciente deseje uma prótese muito grande, a técnica não é a mais recomendada.

#5 Quais são os cuidados necessários antes da cirurgia?

Esse é um questionamento importante. Os procedimentos cirúrgicos exigem cuidados durante o pós-operatório, mas também antes da realização do procedimento. O cirurgião plástico irá lhe informar sobre exames que devem ser feitos e medicamentos que devem ser suspensos.

#6 O que devo fazer para ter um pós-operatório tranquilo?

O 1º passo é seguir todas as recomendações do cirurgião plástico! Afinal, ele é a melhor pessoa para orientá-lo durante o processo. O pós-operatório é crucial para o sucesso da cirurgia. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!
Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira