A motivação para a realização de cirurgias plásticas se origina de várias maneiras. A eterna busca pela satisfação pessoal é uma delas. Esse incentivo acontece tanto para cirurgias estéticas quanto reparadoras. Essa última também auxilia na melhora do convívio social, já que contribui para a adequação física a padrões estéticos. Um exemplo dessa categoria de cirurgias é a otoplastia, a cirurgia reparadora que corrige a famosa “orelha de abano”.
Afinal de contas, o que é a otoplastia?
A cirurgia corretora da orelha de abano, conhecida como otoplastia, é um tipo de cirurgia plástica. Ela contribui na melhora do formato e posicionamento das orelhas, deixando-as menos visíveis e expostas, com uma aparência mais proporcional ao rosto do paciente.
Essa cirurgia é bastante utilizada na correção de alterações estéticas. Porém, ela pode ser feita buscando o tratamento de defeitos congênitos presentes no canal auditivo do paciente. Outro propósito da cirurgia é a melhora da qualidade da audição.
Qual a indicação para a otoplastia?
Para a correção da “orelha de abano”, a cirurgia é indicada para pacientes com mais de seis anos de idade. É a partir dessa idade que a cartilagem deixa de crescer. Assim não há nenhum tipo de risco de o problema retornar após a cirurgia. Porém, como a otoplastia consiste em um processo extremamente específico para cada pessoa, precisa haver uma avaliação da real necessidade da intervenção, junto ao clínico geral ou ao pediatra.
A orelha de abano possui diferentes graus. Há aqueles pacientes que possuem pequenas alterações, mas um grande incômodo. Os graus da orelha de abano baseiam-se no número de alterações anatômicas na orelha. Existem ainda casos de macrotia, quando as orelhas possuem tamanhos acima do normal.
Vale relembrar que a idade mínima para essa cirurgia está entre cinco e sete anos, visto que não interfere no processo de crescimento, já finalizado.
Como é realizada a cirurgia de correção da orelha de abano?
É possível que a otoplastia seja realizada com anestesia local. Porém, na grande maioria dos casos, é feita com anestesia geral (especialmente em crianças). Após a anestesia aplicada, o médico cirurgião realiza pequenos cortes na parte de trás da orelha; cria uma nova dobra nela, permitindo que fique junto à cabeça; remove a quantidade excessiva de cartilagem (quando necessário) e fecha os cortes com auxílio de sutura. Os resultados são praticamente imediatos, podendo ser vistos quando o curativo é retirado.
Como é o processo de recuperação da otoplastia?
Na maior parte dos casos, a recuperação da cirurgia para orelha de abano dura até duas semanas. Porém, já é possível retornar às atividades diárias após três dias. É importante frisar que, durante o período de recuperação, podem surgir desconforto e dor. Para isso, atenção à medicação é fundamental.
O esparadrapo colocado pelo médico após a cirurgia não é por acaso. Ele só deve ser retirado pelo profissional em alguma das consultas de revisão durante a primeira semana.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!