Existe algum problema em engravidar após a abdominoplastia? Que tipo de relação existe entre abdominoplastia e gravidez?
O propósito deste artigo é responder a essas perguntas e formar um público esclarecido, capaz de tomar decisões e propor questões mais adequadas ao médico na hora de esclarecer suas dúvidas. Boa leitura!
Qual a relação entre abdominoplastia e gravidez
Vamos, em primeiro lugar, esclarecer de forma definitiva essa relação. A abdominoplastia é um tratamento estético, uma cirurgia plástica que tem como objetivo solucionar problemas de protusão e flacidez no abdômen. Trata-se, pois, de uma terapia que atende a homens e mulheres.
A gravidez é apenas uma das condições em que a abdominoplastia se faz presente como tratamento. Nesse caso, a proposta do tratamento é corrigir imperfeições estéticas causadas pela gravidez, especificamente.
A parede abdominal é composta por um músculo, que se estende do tórax à virilha e tem como principal finalidade contribuir para o equilíbrio estrutural, e proteger os órgãos internos da região, como o intestino delgado.
Durante a gravidez, o corpo da gestante, para se adaptar à nova condição, precisa prover uma série de adaptações. Uma delas é a distensão do músculo reto, que é aquele da parede abdominal. É essa elasticidade que permite ao corpo absorver o crescimento do embrião dentro do útero.
Em alguns casos, após a gravidez, o abdômen não retorna ao estado normal, causando um desconforto estético. A causa principal é que o músculo reto não consegue retornar ao estado anterior. Fragilizado, não é capaz de segurar o tecido adiposo, sem contar com a flacidez provocada pela distensão da pele durante a gravidez. Nesse caso, é indicado realizar a abdominoplastia.
Como é feita a cirurgia?
O cirurgião faz uma incisão pouco acima da altura da virilha, de ponta a ponta. O passo seguinte é suspender a pele e remover o tecido adiposo. Em seguida, é feita a costura do músculo abdominal, de modo que ele volte a ficar esticado e firme.
Concluindo a operação, a pele é cortada para remover o excesso e restaurar a elasticidade. O resultado desse procedimento cirúrgico é a restauração da condição anterior do abdômen ou, até mesmo, uma visão estética melhorada da região.
Tem algum problema engravidar depois?
Não há problema algum em engravidar após a realização da abdominoplastia, tenha ela sido ou não em decorrência de uma gravidez anterior.
Seja do ponto de vista da saúde ou da estética, nada vai mudar em decorrência do fato de a paciente ter feito a abdominoplastia. Do ponto de vista estético, é natural que a mulher queira preservar os resultados obtidos, mesmo com uma nova gravidez. Nesse caso, é essencial que, após a abdominoplastia, a paciente mantenha o controle do peso, evitando, por exemplo, uma nova concentração de tecido adiposo no abdômen.
Controlar o peso é, essencialmente, combinar rotina de exercícios físicos com alimentação adequada. Isso é fundamental para a harmonia estética, mas também para a saúde e o bem-estar da mulher e, durante a gravidez, do bebê. Aliás, os exercícios físicos são recomendados também nesse período. Então, converse sobre o assunto com seu obstetra.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!