lipoaspiração

O que você deve saber antes de fazer uma lipoaspiração?

Assim como a colocação de próteses de silicone, a lipoaspiração é um dos procedimentos mais desejados e procurados pelas pessoas. Contudo, da mesma forma que em qualquer tipo de cirurgia, existem cuidados que precisam ser tomados antes da sua realização.

Você sabe que cuidados são esses? Não deixe de ler este texto para aprender tudo sobre o assunto.

O que é a lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para remover o excesso de gordura corporal localizada em determinada região. É mais comum nas coxas, barriga, flancos, costas e braços. Além disso, o procedimento também proporciona uma melhora no contorno do corpo.

A lipoaspiração é recomendada quando o indivíduo não consegue eliminar o excesso de gordura por meio de dieta e prática de atividades físicas. 

O procedimento consiste em delimitar o local onde a gordura será retirada, abrir pequenos orifícios na pele para, então, aplicar anestesia e inserir o tubo para aspiração da gordura da região. A anestesia pode ser local, peridural ou geral.

Apesar de ser mais procurada por mulheres, o procedimento também pode ser feita por homens. Um dos benefícios é que ela praticamente não deixa cicatrizes.

O cirurgião plástico também pode aproveitar a retirada da gordura para realizar lipoescultura, um procedimento que reutiliza a gordura aspirada em outra região, melhorando, assim, o contorno do corpo.

Quais os cuidados necessários antes do procedimento?

Alguns cuidados precisam ser conhecidos e tomados antes da cirurgia. Aderir ou não às recomendações pode ser determinante para o sucesso do procedimento.

Um deles é a necessidade de emagrecimento antes de operar. A lipoaspiração promove a perda máxima de 5 a 7% da gordura corporal e, por isso, não deve ser realizada como método para emagrecer. Entretanto, o médico é quem confirma essa necessidade.

Se você é fumante, será preciso deixar de fumar algumas semanas antes da cirurgia. O fumo dificulta a oxigenação adequada dos tecidos, afetando a cicatrização, uma etapa fundamental para a recuperação de qualquer cirurgia.

Outro cuidado é o de avisar ao seu médico sobre todas as medicações que faz uso, pois alguns medicamentos podem afetar a coagulação do sangue e interferir na anestesia. 

Além de todos esses cuidados, você também receberá as informações sobre os materiais que precisará comprar para o pós-operatório como, por exemplo, cinta, cremes dermatológicos, produtos para os curativos, analgésicos, etc.

Como são os preparativos para a lipoaspiração?

No pré-operatório, com os cuidados citados anteriormente, o indivíduo está apto a realizar a lipoaspiração. Em seguida, observe a lista com as principais orientações para a preparação cirúrgica:

  • informe ao cirurgião quais são os seus objetivos com a cirurgia, a localidade a ser lipoaspirada, quanto de gordura deseja retirar e que resultados espera;
  • evite tomar qualquer medicamento que contenha ácido acetil salicílico, vitamina E, medicação homeopática ou floral;
  • não tome ou use substâncias tóxicas ou drogas nas duas semanas que antecedem a cirurgia;
  • providencie um acompanhante para a alta hospitalar;
  • programe a cirurgia para uma data fora do período menstrual;
  • comunique qualquer possibilidade de gravidez;
  • no dia da cirurgia, prefira roupas de algodão de fácil retirada;
  • comunique qualquer sinal de resfriado, conjuntivite, herpes ou qualquer infecção que surgir na semana anterior ao procedimento;
  • na noite anterior, tome banho com sabonete antisséptico, faça uma alimentação leve, além de jejum total de oito horas antes da cirurgia;
  • no dia, tome a medicação prescrita, leve os exames pré-operatórios, o modelador e meia elástica;
  • não use cremes, maquiagem nem pinte as unhas.

A partir desses cuidados, o sucesso da lipoaspiração é praticamente garantido. Existem também os cuidados pós-operatórios. Para conhecê-los, consulte o cirurgião plástico para que ele o oriente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira