envelhecimento

Envelhecimento: quais as principais plásticas para diminuir os seus efeitos?

O envelhecimento chega para todos, e através de marcas bem visíveis no rosto e no corpo! Não por acaso, a tecnologia em procedimentos rejuvenescedores não para de avançar.

Sabemos que a busca por cirurgias plásticas para conquistar melhor harmonização estética não pára de crescer. Mas quais serão as melhores cirurgias para quem deseja minimizar os efeitos do envelhecimento?

Quais plásticas reduzem os efeitos do envelhecimento?

É preciso entender que o local no qual mais se percebe as ações do tempo é a pele, mas isso ocorre de duas maneiras diferentes. A primeira tem a ver com os danos causados pela ação do sol ao longo da vida, além da junção de outros hábitos, como tabagismo ou alimentação inadequada.

O outro processo é o mais inevitável. Ao longo dos anos, a pele vai perdendo sua firmeza e volume, tornando-se flácida. Este é o tipo de problema que mais costuma incomodar, e atinge o corpo todo. Felizmente, a Medicina aposta em determinadas cirurgias e demais procedimentos que ajudam a minimizar esses sinais.

1. Preenchimentos e peeling

No rosto, uma das maiores queixas são as rugas. Elas podem ser amenizadas com preenchimentos de ácido hialurônico ou com Botox (no caso de rugas de expressão), por exemplo, ou com o peeling (que pode ser físico ou químico).

2. Lifting

O lifting, como o nome indica, é um “levantamento” da pele, que a deixa menos flácida e mais firme novamente. Ele pode ser feito de diversas maneiras no rosto, no pescoço (para retirada da “papada”), nos braços, nos seios e mesmo nos glúteos.

O lifting pode ser não invasivo ou cirúrgico. No primeiro caso, usa-se fios de sustentação temporários para casos leves e geralmente apenas nas regiões do rosto e do pescoço. O cirúrgico é o mais comum, pouco invasivo e com cicatrizes discretas na maioria das vezes.

3. Mamoplastia redutora

Os seios caídos são muito comuns com o avanço da idade. A mamoplastia redutora é uma cirurgia que retira o excesso de gordura e de pele extra, tornando os seios mais firmes novamente.

4. Lipoaspiração

A lipoaspiração é muitas vezes associada a uma busca por emagrecimento, mas essa não é sua indicação. Na verdade, pessoas acima do peso nem mesmo podem realizar esse procedimento!

A lipoaspiração é indicada para retirar o excesso de gordura localizada (como a papada do pescoço, por exemplo, ainda que a região do abdômen também seja uma opção). Em alguns casos, um lifting é realizado após a lipo, para que não haja excesso de pele.

Converse com o médico!

Alguns procedimentos dermatológicos são muito úteis para determinadas pessoas, enquanto outros casos podem se beneficiar mais do efeito imediato das cirurgias plásticas.

Se estiver procurando por uma cirurgia plástica para lidar com o envelhecimento, não deixe de conversar com um cirurgião habilitado para descobrir as melhores recomendações no seu caso!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

 

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira