Enxertia facial

Enxertia facial: conheça 3 procedimentos



A perda de volume na face envelhecida é cada vez mais percebida, por isso a enxertia facial se tornou parte integrante dos procedimentos contemporâneos.

A aceitação geral da técnica de enxerto de gordura, no entanto, é relativamente recente. Assim, muitas dúvidas ainda costumam surgir. Por exemplo: por que realizar enxerto de gordura facial durante procedimentos de lifting facial; onde a gordura deve ser colocada no rosto; como deve ser injetada e quanto deve ser injetado na cada área.

A maioria das pessoas pensa que os sinais mais significativos do envelhecimento são rugas e flacidez da pele. Entretanto, uma das principais causas subjacentes a esses problemas é outra: a perda de volume facial.

Esse fenômeno pode levar à acentuação dos contornos ósseos das têmporas e ao redor dos olhos. Pode, também, conferir às bochechas aparência mais plana e menos cheia. O impacto da diminuição do volume facial na aparência do envelhecimento só se tornou totalmente reconhecido na última década.

O contorno e a definição facial são determinados pela genética. Por isso, algumas pessoas têm queixo e maçãs do rosto proeminentes, enquanto outras têm um rosto mais redondo com características mais suaves. Quer seja o problema relacionado ao envelhecimento, quer simplesmente à estrutura da face, existem maneiras de aumentar o volume facial.

Procedimentos para enxertia facial

Pode-se refinar a aparência do rosto com implantes faciais, preenchimentos dérmicos ou transferência de gordura facial.

Implantes

Mais frequentemente usados ​​para aprimorar o contorno e o volume facial em indivíduos mais jovens que desejam maçãs do rosto ou queixo mais proeminentes. Nesse procedimento de enxertia facial, pequenos implantes são colocados cirurgicamente nas áreas que necessitam de aumento para melhoria permanente do contorno do rosto. O procedimento geralmente é combinado com outras cirurgias faciais, como a rinoplastia, para aperfeiçoar o equilíbrio geral.

Preenchimentos

Um método não cirúrgico para preenchimento de rugas e cavidades e introdução de volume sutil no rosto envelhecido. São tratamentos injetáveis ​​e não invasivos, mas os resultados são temporários. Alguns enchimentos estimulam a produção de colágeno para resultados mais duradouros.

Transferência de gordura

É também conhecida como enxerto de gordura. Trata-se de um procedimento cirúrgico natural e minimamente invasivo e bastante suave. Contudo, há várias etapas no processo.

Primeiramente, as técnicas de lipoaspiração são usadas para remover a gordura de áreas pré-determinadas do corpo, como estômago, quadris ou coxas, o que é feito através de pequenas incisões que quase não deixam cicatrizes.

A gordura é deslocada de uma área do corpo em que é abundante para o rosto, com o fim restaurar o volume perdido. É removida suavemente, por meio de técnicas modernas de lipoaspiração. 

A porção recuperada é, então, cuidadosamente preparada para injeção, usando-se manipulação mínima. Depois, por meio de cânulas finas (tubos) colocadas através de pequenas incisões, é injetada cuidadosamente nas linhas, cavidades e depressões da face para rejuvenescer. O cirurgião pode sobrecarregar um pouco as áreas tratadas para compensar a porcentagem de células adiposas que serão naturalmente perdidas.

O procedimento produz uma aparência muito natural e há pouco risco de infecção ou rejeição da gordura pelo organismo. As áreas comuns de tratamento são as dobras nasolabiais (entre o nariz e os lábios), as linhas entre os lábios e o queixo, bochechas achatadas, mandíbulas flácidas e cavidades sob os olhos.

Recuperação e resultados da enxertia facial

O tempo de recuperação da transferência de gordura varia individualmente, mas a maioria das pessoas precisa de 7 a 10 dias de folga do trabalho e de outras atividades sociais. O resultado final costuma aparecer após cerca de seis meses, embora a melhoria comece a se tornar aparente apenas alguns dias após a cirurgia.

Em muitos casos, a transferência de gordura ou implantes serão combinados com outros procedimentos cirúrgicos. Assim, nesses casos, o tempo de recuperação pode ser maior.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!



Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira